Como cuidar bem da Barba

Barbas e bigodes variam conforme a moda, o que faz com que, por vexes, passado algum tempo, determinado estilo nos pareça esquisito ou engraçado. Um dos estilos mais bizarros é a”barba de artista’ cujo aspecto sugere que o seu possuidor não faz a barba há quatro dias.

Uma barba espessa e bem-tratada e um bigode bem aparado ajudam a compor uni rosto estreito demais, disfarçam um queixo pontiagudo ou pequeno e atenuam o efeito de entradas pronunciadas. Um bigode farto sem barba desvia a atenção de um nariz grande, um rosto largo, um queixo protuberante ou uma testa baixa. Quando começa a deixar crescer a barba e o.bigode, o homem pode ficar com uru ar desmazelado e sentir uni certo incômodo. No entanto, poderá lavar o rosto freqüentemente com água e sabonete para diminuir a comichão, tendo o cuidado de enxaguar bem o rosto para remover o sabonete. Se a comichão persistir, experimente um xampu anti-caspa.

Em três semanas, os pêlos já terão crescido o suficiente para poderem ser aparados. Muitos homens estão convencidos de que, deixando crescer a barba, terão mais tempo e menos trabalho do que barbeando-se. Na realidade, a barba e o bigode, uma vez crescidos, exigem cuidados especiais; torna-se necessário lavá-los com xampu duas vezes por semana e eventual- mente tratá-los com creme amaciante.

Apare a barba e o bigode em casa pelo menos uma vez por semana e faça-o também no seu barbeiro sempre que cortar o cabelo.

O estilo “barba de artista’ apesar do aspecto natural e descuidado, requer ainda mais atenção para não se transformar numa verdadeira barba ou não parecer uma simples barba de dois dias. Para manter o comprimento adequado, deve- se fazer a barba em sentido inverso ao normal, passando a lamina de leve pelo rosto. Nem sempre é fácil pegar o jeito na primeira tentativa, e se esta resultar numa espécie de colcha de retalhos, a solução é raspar a barba e começar de novo.

Para conseguir uma “barba de artista” regular e sem falhas, adquira um barbeador elétrico com várias cabeças reguláveis, que permitam cortar a barba do tamanho desejado, como se esta tivesse entre dois e cinco dias de crescimento.