Como Diminuir os Sintomas da Menopausa

Os sintomas da menopausa geralmente aparecem entre os 45 e 55 anos de idade, embora em alguns casos eles possam surgir antes dos 40 anos, situação conhecida como menopausa precoce.

Além da terapia de reposição hormonal, que não é indicada para todos os casos, a alimentação e a prática de exercícios físicos podem diminuir os sintomas da menopausa naturalmente e complementar o tratamento.

Alimentos para Diminuir os Sintomas da Menopausa

  • Derivados de Soja: A soja possui isoflavonas, um composto químico que substitui o hormônio estrógeno que está em falta durante a menopausa e pode amenizar as ondas de calor comuns nessa fase. O mais indicado é consumir os derivados da soja como leite, tofu e proteína de soja;
  • Erva de São João, Valeriana e Erva de São Jorge: Também possuem ação estrogênica e contribuem para diminuir os sintomas da menopausa;
  • Frutas vermelhas: Morango, cranberry, amora, são frutas ricas em flavonóides com ação estrogênica e também em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e diversas doenças;
  • Sementes de Linhaça: Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa pois é rica em lignana, uma substância que também tem uma estrutura semelhante ao estrógeno e que pode atuar inclusive na prevenção do câncer de mama. Vale lembrar que a semente de linhaça deve ser consumida triturada para potencializar os seus benefícios;
  • Brócolis, couve-flor, repolho: Diminuem os sintomas associados à depressão, alivia as ondas de calor e a insônia;
  • Alimentos ricos em cálcio: Durante a menopausa as mulheres ficam mais vulneráveis à osteoporose e devem investir no consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e seus derivados, sementes de gergelim, sardinha, vegetais verde-escuros e leguminosas como o feijão e o grão de bico.

Benefícios do Exercício durante a Menopausa

  • Diminui os sintomas físicos relacionados à menopausa;
  • Ajuda controlar o peso e evitar a obesidade;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Aumenta o bem-estar físico e mental;
  • Fortalece os ossos e ajuda a prevenir a osteoporose.