Como engordar de forma saudável?

Para engordar de forma saudável é preciso seguir uma dieta adequada, que favoreça principalmente o ganho de massa muscular. Além disso, fazer musculação e alimentar-se nas horas certas também é muito importante para quem quer ganhar peso de forma saudável.

Dieta para Engordar de Forma Saudável

Café da Manhã

  • Um copo (200 ml) de leite semi-desnatado batido com duas claras de ovo, duas colheres (sopa) de aveia e uma fruta;
  • Duas fatias de pão integral com queijo branco magro e uma fatia de peito de peru ou presunto magro.

Lanche da Manhã

  • Uma fruta ou uma barra de cereal;
  • Um copo de iogurte natural.

Almoço

  • Um prato de salada temperada apenas com azeite, vinagre e sal;
  • Cinco colheres (sopa) de legume cozido no vapor;
  • Cinco colheres (sopa) de arroz ou três batatas médias ou 6 colheres (sopa) de milho verde;
  • Uma concha de feijão ou cinco colheres de sopa de lentilha ou grão de bico;
  • Dois bifes médios de carne de vaca ou dois bifes de peito de frango/peixe ou uma porção de coxa e sobrecoxa de frango sem pele ou ainda três ovos cozidos;
  • Uma fruta ou gelatina.

Lanche da Tarde

  • Uma copo (300 ml) de suco de fruta;
  • Um pão ou duas fatias de pão de forma;
  • Uma fatia de queijo branco magro/ricota/queijo cottage;
  • Uma fatia de presunto magro ou peito de peru.

Jantar

  • Um prato de salada crua temperada com azeite, vinagre e sal;
  • Quatro colheres (sopa) de legumes cozidos no vapor;
  • Um prato de macarrão com molho de tomate fresco;
  • Um pedaço médio de carne magra (como no almoço);
  • Uma fruta ou gelatina

Ceia

  • Um copo de leite semi-desnatado batido com uma clara de ovo, uma fruta e duas colheres (sopa) de cereal integral;
  • Quatro torradas ou quatro bolachas de água e sal, maria ou maisena.

Uma dieta para ganhar peso de forma saudável deve favorecer sobretudo a formação de músculo, começando com pequenas doses que vão aumentando de acordo com a tolerância da pessoa.

É importante que a dieta seja associada a exercícios físicos, principalmente musculação, para promover um aumento de massa muscular significativo, com pouco ganho de gordura. Ganhar muita gordura não é saudável e nem aconselhável.

Dicas para Engordar de Forma Saudável

  • Não ficar mais de 3 horas sem comer;
  • Fazer as refeições principais e os lanches nas horas certas;
  • Não pular refeições;
  • Doces e alimentos gordurosos devem ser consumidos com moderação, pois podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Incluir bebidas na dieta, como o smoothie, uma mistura de suco de fruta, verdura, iogurte, sorvete e outros ingredientes;
  • Praticar musculação, pois favorece o ganho de massa muscular.