Como Fazer a Dieta da Proteína

A dieta da proteína é uma dieta para emagrecer que consiste em aumentar o consumo de proteínas e diminuir a ingestão de carboidratos. Seguindo um cardápio de proteínas magras combinadas com carboidratos integrais e gordura saudável é possível perder até 2 quilos por semana.

Alimentos Permitidos na Dieta da Proteína

  • Carne branca, carne de vitela e carne de boi sem gordura, alcatra, bife de boi, coelho, contra filé, costela e escalope de vitela, filé mignon, picanha (sem a gordura), rosbife;
  • Coração de frango, moela, fígado de boi e de galinha, língua de boi;
  • Atum, atum ao natural, bacalhau, badejo, bonito, cavala, dourado, linguado, merluza, pacu, peixe espada, pescada, pintado, raia, salmão, sardinha, tilápia;
  • Camarão, caranguejo, siri, lagosta, lula, mexilhões, ostra, vieira;
  • Presunto magro ou light, presunto de frango, carne seca, bresaola, peito de peru ou de frango;
  • Queijo ricota, cottage ou sem gordura, requeijão, coalhada, iogurte sem gordura, leite desnatado;
  • Ovo de galinha (dois por dia) ou de codorna;
  • Codorna, frango, galeto, galinha, peru;
  • Hambúrguer de soja, carne sem glúten, tofu;
  • Damasco, nectarina, tangerina, morango, framboesa, melão, amora, laranja, mexerica, pêssego, pera, maçã, ameixa;
  • Todos os tipos de legumes e verduras, menos batatas;
  • Farelo de trigo (3 colheres de sopa por dia) e farelo aveia (1 colher de sopa por dia;);
  • Pães integrais, de farelo de trigo e/ou de aveia (2 fatias diárias);
  • Água (2 litros por dia), chá e café (sem açúcar).

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Cardápio da Dieta da Proteína

  • Café da Manhã: 1 pote de iogurte natural desnatado misturado com 1 maçã picada, 1 torrada integral, 1 colher de sopa de creme de ricota;
  • Lanche da Manhã: 1 noz média, 1 xícara de chá de cavalinha;
  • Almoço: Salada de alface-crespa com 4 fatias de tomate e 2 colheres de sopa de cenoura ralada, temperada com ¼ de colher de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de café de vinagre balsâmico ou suco de limão e sal, 1 colher de sopa de lentilha cozida, 2 colheres de sopa de abobrinha grelhada ou cozida, 1 filé médio de frango grelhado, 1 fatia fina de abacaxi;
  • Lanche da Tarde: meia pera, 1 fatia de ricota, 1 xícara de chá verde;
  • Jantar: Salada de agrião temperada com ¼ de colher de sopa de azeite extravirgem, 1 colher de café de vinagre balsâmico, sal e suco de limão, 1 posta média de salmão grelhado, 3 colheres de sopa de brócolis cozidos;
  • Ceia: 1 iogurte de frutas 0% de gordura.

Vantagens e Desvantagens da Dieta da Proteína

Vantagens

  • A dieta da proteína funciona porque alimentos ricos em proteínas demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a vontade de comer carboidratos e doces;
  • Uma digestão mais longa faz com que o organismo passe a usar a gordura para produzir energia, levando ao emagrecimento;
  • Uma dieta rica em proteínas favorece o aumento de massa muscular, fazendo com que o organismo queime mais calorias.

Desvantagens

  • Pode causar fadiga, tontura, ansiedade, insônia, irritabilidade e dor de cabeça devido à falta de carboidratos;
  • Os corpos cetônicos liberados com a queima de gordura corporal podem ser prejudiciais às células do organismo, se forem produzidos em grandes quantidades;
  • As proteínas consumidas em excesso podem sobrecarregar os rins;
  • A digestão torna-se mais lenta e mas também pode ser dificultada, podendo causar desconforto estomacal.