Como Fazer Autoexame da Mama

Veja como fazer o autoexame das mamas passo a passo:

  1. Em pé, em frente ao espelho, observe os mamilos, a superfície e o contorno dos seios;
  2. Ainda em frente ao espelho, levante os braços e observe se com o movimento ocorre alguma alteração no contorno ou na superfície das mamas;
  3. Deitada, apalpe a mama esquerda com a mão direita, fazendo movimentos circulares suaves e apertando um pouco as pontas dos dedos;
  4. Ainda deitada, repita o procedimento na mama direita, usando a mão esquerda.

É importante salientar que o autoexame da mama não previne o câncer de mama. O exame feito pela própria mulher ajuda a conhecer o seu corpo, mas não substitui o exame das mamas realizado por um médico ou enfermeira treinados.

O autoexame das mamas não é eficaz para rastrear o câncer de mama e não contribui para reduzir as mortes causadas pela doença.

Além disso, o autoexame da mama aumenta o número de biópsias em casos de tumores benignos, dá uma falsa sensação de segurança quando o autoexame dá falso negativo e produz um impacto psicológico negativo nos resultados falsos positivos.

Procure um serviço de saúde se observar qualquer alteração no autoexame das mamas. Mesmo que não verifique alterações, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um médico ou enfermeira qualificados para essa função.

Leia também: Câncer de Mama - Sintomas e Tratamento