Como Fazer Dieta com Reeducação Alimentar

Uma dieta para emagrecer, feita através da reeducação alimentar, diminui o risco da pessoa engordar novamente porque o objetivo é aprender a comer da forma correta, através de uma mudança gradual nos hábitos alimentares.

Dietas radicais que impõem muitas restrições alimentares são difíceis de serem mantidas por muito tempo, o que faz com que muitas pessoas desistam antes do tempo ou deixem de segui-las após conseguirem a perda de peso desejada.

A reeducação alimentar pode ser a solução para quem pretende emagrecer sem voltar a ganhar peso depois.

Cardápio para Reeducação Alimentar

Café da Manhã

  • Iogurte de frutas light, aveia, gérmen de trigo;
  • Suco natural, pão de forma integral, margarina;
  • Chá de fruta picada ou de salada de frutas, granola;
  • Coalhada desnatada, aveia, mel, gérmen de trigo;
  • Pão francês sem miolo, requeijão light, leite desnatado, linhaça, café com adoçante, maçã.

Lanche da manhã

  • Castanhas do Pará ou de caju, amêndoas, avelãs ou nozes, frutos secos (damasco, banana, uva, mamão, maçã, abacaxi, ameixa);
  • Banana pequena, linhaça;
  • Chá verde, torrada integral light, requeijão light;
  • Barrinha de cereais light;
  • Barrinha de granola;
  • Chá verde ou preto;
  • Queijo minas light.

Almoço

  • Salada de alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre ou couve, pepino, chuchu refogado, filé de frango magro, arroz integral;
  • Salada verde (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), rabanetes, quiabo refogado, bife de carne vermelha, batata média cozida;
  • Salada de alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve, tomate, cenoura crua ou cozida, peixe cozido, purê de mandioca preparado com mandioca, alho, leite desnatado e pouco sal;
  • Salada verde (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), vagem cozida, omelete com 1 ovo e 1 clara com ervas frescas, peito de peru, mandioquinha refogada;
  • Salada de alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve, salada de berinjela com pimentão, coxas de frango assadas, arroz 7 cereais.

Lanche da tarde

  • Fruta com linhaça;
  • Iogurte light, aveia, gérmen de trigo;
  • Fruta picada ou salada de frutas, granola;
  • Barra de cereal light;
  • Mini pães-de-queijo, chá verde ou preto;
  • Castanhas do Pará, chá verde ou preto.

Jantar

  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), estrogonofe com molho de soja, batata cozida, brócolis cozidos;
  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), sopa de legumes com peito de frango cozido e desfiado;
  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), pão sírio pequeno, peito de peru, queijo minas light, tomate, requeijão ou creme cheese light;
  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), quibe assado, couve-flor refogada;
  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), beterraba cozida, ovo cozido, grão-de bico;
  • Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve), berinjela recheada com carne moída e duas azeitonas, arroz integral.

Ceia

  • Barra de cereal;
  • Torradas integrais light, geleia de fruta light ou diet ou requeijão light;
  • Queijo minas frescal light;
  • Abacaxi ou melão com linhaça;
  • Salada de frutas sem adoçar;
  • Iogurte desnatado com gotas de baunilha ou canela com linhaça.

Neste cardápio para reeducação alimentar não estão especificadas as quantidades dos alimentos, porque isso vai depender das calorias que a pessoa queima durante o dia. As necessidades calóricas variam de acordo com a idade, com o peso e com o estilo de vida de cada um.

Por exemplo, um indivíduo que não pratica atividade física e passa o dia sentado à frente do computador pode necessitar apenas de metade das calorias que um indivíduo que pratica esportes e tem um estilo de vida mais ativo precisa.

Dicas para Dieta com Reeducação Alimentar

  • Consumir pelo menos 3 tipos de frutas todos os dias;
  • Incluir sempre verduras e legumes nas refeições, procurando ocupar pelo menos 2/3 do prato com vegetais;
  • Dar preferência por carnes magras;
  • Fazer pelo menos 5 refeições por dia, sem pular os lanches ou as refeições principais. Assim o metabolismo está sempre alto e a fome mantém-se controlada;
  • Beber entre 1,5 e 2 litros de água ao longo do dia, evitando ingerir líquidos junto com as refeições;
  • Dar preferência aos alimentos integrais;
  • Evitar os alimentados enlatados e embutidos como salsicha, mortadela, bacon, salame, presunto;
  • Usar azeite extra-virgem para temperar a salada;
  • Comer peixes com mais frequência;
  • Evitar frituras e retirar sempre a gordura visível nas carnes;
  • Evitar refrigerantes e sucos industrializados, dando preferência ao sucos naturais sem açúcar;
  • Não consumir alimentos com gordura trans (ver o rótulo);
  • Praticar atividade física pelo menos 4 vezes por semana.

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