Como Fazer Exercícios de Relaxamento

Os exercícios de relaxamento podem ser feitos através de técnicas de respiração e relaxamento muscular, sendo bastante úteis para aliviar o stress, combater a insônia e diminuir a ansiedade.

Técnica de Relaxamento com Respiração Profunda

  1. Inspirar profundamente pelo nariz. Reter o ar por um momento e a seguir expirar pela boca até sentir os pulmões completamente vazios, terminando com um suspiro;
  2. Colocar a mão esquerda sobre a barriga e a direita sobre o peito;
  3. Ao inspirar, dilatar o abdômen de forma que a mão esquerda seja empurrada para fora. A mão direita não deve mexer. Ao expirar, deve-se relaxar o pescoço e os ombros.

Tentar fazer pelo menos 40 inspirações profundas por dia, de manhã e à noite, antes de se levantar e se deitar, ou durante um minuto ou dois durante o dia, especialmente em momentos de tensão.

Técnica de Relaxamento com Respiração Lenta

  1. Inspirar e expirar a um ritmo de contagem decrescente de 10 até 1 para marcar cada ciclo de respiração completa;
  2. Começar por 10 ao inspirar e contar 9, 8 e 7; fazer uma pausa em 6 e 5; a seguir, expirar contando 4,3,2, 1;
  3. Ao respirar, tentar perceber quais os músculos que estão tensos e relaxá-los.

Técnica de Relaxamento Muscular

  1. Sentar confortavelmente numa cadeira ou deitar de costas;
  2. Tirar os calçados e desapertar a roupa no pescoço e na cintura;
  3. Fechar os olhos e respirar profundamente várias vezes;
  4. Concentrar numa parte do corpo de cada vez, começando pelos pés, contraindo e relaxando lentamente os músculos;
  5. Dirigir a atenção para as pernas, depois para os joelhos e ir subindo, contraindo e relaxando cada grupo muscular dessas partes do corpo;
  6. Quando o corpo começar a ficar quente e pesado, imaginar que está flutuando em água morna ou deitado num local sossegado;
  7. Manter-se nesse estado de relaxamento durante 10 a 15 minutos.