Como Fortalecer o Sistema Imunológico de Forma Natural

Para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a imunidade de forma natural é preciso consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, adotando também hábitos e estilo de vida saudáveis.

Alimentos para Fortalecer o Sistema Imunológico

  • Frutas vermelhas e frutas cítricas: Morango, amora, cranberry, blueberry, laranja, limão, tangerina, abacaxi, acerola, são ricas em vitamina C que reforça o sistema imunológico e protege o corpo contra os radicais livres, ajudando na prevenção de diversas doenças;
  • Fígado, ovo, cenoura, abóbora, manga, abacate: São fonte de vitamina A, um nutriente que diminui o risco de infecções e tem uma poderosa ação antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres que danificam as células e podem causar doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  • Gérmen de trigo, sementes de girassol, amêndoa, abacate, vegetais verde-escuros: Fontes de vitamina E que interage com a vitamina C, atuando também como antioxidante;
  • Feijão, cereais integrais, brócolis, couve, espinafre: Contém ácido fólico, essencial para a formação das células de defesa;
  • Castanha do pará, frutos do mar, carne de vaca: Possuem selênio, um mineral com forte ação antioxidante que protege o corpo da ação nociva dos radicais livres;
  • Carnes, peixes, frutos do mar, amêndoas, nozes: São ricos em zinco, um mineral que favorece a resposta imunológica do organismo, fortalecendo o sistema imunológico;
  • Alho: É um antibiótico natural, combate vírus, bactérias e fungos, além de melhorar a função das células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e atuando na prevenção de gripes e resfriados.

Hábitos para Fortalecer o Sistema Imunológico

  • Praticar exercícios: A atividade física regular, ou seja, praticada pelo menos 3 vezes por semana, aumenta o número de células de defesa no organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, o exercício ajuda a libertar o estresse e melhora o humor, contribuindo ainda mais para reforçar as defesas do organismo de forma natural;
  • Diminuir o estresse: O estresse pode desencadear problemas físicos e emocionais que podem interferir com o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a doenças;
  • Dormir bem: Dormir pouco prejudica a resposta imune e diminui o número de células de defesa. Para fortalecer o sistema imunológico é recomendado dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite.