Como manter um bom Nível de Colesterol

O colesterol é uma substância esbranquiçada, de textura saponácea, semelhante a gordura, produzida naturalmente pelo organismo e essencial à vida.

Em circunstâncias anormais, pode depositar-se nas paredes das artérias, causando múltiplas doenças cardiovasculares. Esses depósitos de colesterol reduzem o calibre das artérias e, conseqüentemente, o fluxo de sangue circulante, acabando por conduzir, em alguns casos, a um ataque cardíaco.

Alguns alimentos, como os ovos e a carne, têm um elevado teor de colesterol, e antigamente supunha-se que a quantidade da sua ingestão na alimentação era diretamente responsável pela elevação dos níveis de colesterol no sangue. As últimas investigações têm mostrado que não é exatamente assim: o organismo tende a produzir menos colesterol para equilibrar eventuais excessos de ingestão.

Atualmente, pensa-se que depende sobretudo das gorduras saturadas existentes nos alimentos (nata, queijo e algumas margarinas). Os regimes alimentares que incluem excesso de gorduras saturadas (animais) parecem estimular o organismo a produzir mais colesterol. Pelo contrário, nos regimes em que se ingerem mais óleos vegetais, produz-se menos colesterol no sangue.

Corno manter níveis baixos de colesterol. Reduzindo simplesmente a quantidade de gordura animal existente na dieta.

  • Na cozinha, utilize o azeite ou os óleos de girassol, milho e soja.
  • Ingira poucos açúcares (bolos e biscoitos), que contém um elevado teor de gordura.
  • Evite as frituras.
  • Use leite desnatado ou semidesnatado.
  • A sua dieta deve incluir sistematicamente vegetais e leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas etc.).
  • Retire a gordura em excesso da carne antes de cozinhá-la; tire a pele das aves.
  • Prefira margarinas ricas em gorduras insaturadas (vegetais).