Como Parar de Soluçar

A melhor forma de parar de soluçar é "beber água de cabeça para baixo", pois ajuda a relaxar o diafragma. Ao engolir a água, o orifício por onde o esôfago passa através do diafragma se distende, num momento em que o músculo está relaxado. Esse efeito é bastante eficaz para parar o soluço, mesmo os mais difíceis.

Como fazer:

  1. Segure o copo com uma das mãos e coloque o outro braço atrás das costas, para relaxar a musculatura;
  2. Coloque a boca na borda oposta do copo (não naquela mais próxima usada habitualmente), de maneira que o seu queixo fique dentro do copo;
  3. Dobre o tronco para frente até conseguir beber a água.

Outras maneiras de acabar com soluços:

  • Prender a respiração e soltar aos poucos: se for um soluço leve pode resolver o problema, pois ajuda a relaxar o diafragma e diminui os impulsos nervosos que desencadeiam os espasmos do músculo, que é a causa do soluço;
  • Levar um susto: provoca uma descarga de adrenalina que também tem efeito sobre o diafragma e sobre o nervo vago, responsável pela inervação do músculo, por isso pode fazer parar o soluço.

Dentre as possíveis causas do soluço estão:

  • Estresse;
  • Comer demais;
  • Fumar;
  • Mascar chicletes;
  • Alteração nos nervos do diafragma;
  • Refluxo gastroesofágico.

Os soluços são produzidos por espasmos do músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen e é responsável pela inspiração na respiração.

O soluço é desencadeado quando o diafragma sofre algum tipo de irritação que produz uma contração vigorosa do músculo, fazendo o ar entrar nos pulmões a uma velocidade muito mais alta que o normal e originando assim o soluço.

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