Como prestar Socorro a uma Pessoa Engasgada

Qualquer elemento que penetrar nas vias aéreas de uma pessoa, em vez de no trato digestivo deve ser retirado o mais rápido possível.

Se a Vítima estiver consciente

1 - Remova comida ou próteses dentarias moveis da boca. (Não tente localizar o objeto com o seu dedo.) Encoraje a vítima a tossir. Isso pode ser suficiente para deslocar o bloqueio.

2 - Se isso não funcionar, ajude a vítima a inclinar-se para a frente com a cabeça mais baixa que o tórax. Ela pode estar sentada ou em pé. Bata com força nas costas da vítima, na área entre os ombros, com a borda da mão, até cinco vezes. Cada batida deve ser vigorosa o suficiente para deslocar o bloqueio.

3 - Se ainda assim a vitima não conseguir respirar, fique em pé ou de joelhos por trás dela. Cerre o punho e posicione-o, com o polegar para dentro, entre o umbigo e o esterno.

4- Com a outra mão, segure o seu punho e puxe ambas as mãos na sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Você está tentando comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. Repita por cinco vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio.