Como Prevenir a Queda de Cabelo

Para prevenir a queda de cabelo masculina e feminina é preciso ter alguns cuidados com o tratamento dado aos fios e ao couro cabeludo, além de reduzir o estresse e consumir alimentos com nutrientes importantes para a saúde do cabelo. Algumas dicas para evitar a queda de cabelo:

  • Lavar os cabelos com água morna: A água quente resseca e desgasta os fios, enfraquecendo o cabelo. Além disso, ela estimula a oleosidade do couro cabeludo, o que favorece a queda de cabelo;
  • Evitar secador e chapinha: Uma forma de manter os fios mais saudáveis e prevenir a queda é evitar usar constantemente secador e chapinha. Quando for necessário, usar protetores térmicos antes de utilizá-los e não passar a chapinha com o cabelo molhado;
  • Evitar altas temperaturas: O secador não deve ser usado a altas temperaturas e deve ser mantido a uma distância de 30 centímetros para diminuir a agressão ao couro cabeludo e ao cabelo;
  • Escolher xampu e condicionador adequados: O condicionador deve ser fortalecedor e adequado para o tipo de cabelo. Já o xampu deve manter as condições naturais do cabelo e não agredir os fios. Os de ph 5, por exemplo, não removem a oleosidade natural do cabelo. Loções ou xampus com os princípios ativos piridionato de zinco, acido salicílico, coaltar, cetoconazol, minoxidil e corticoides​ tratam o couro cabeludo, ajudando a evitar a queda de cabelo;
  • Usar escova de cabelo com bolinhas na ponta dos pinos: São as mais indicadas pois protegem o couro cabeludo e ajudam a desembaraçar os cabelos;
  • Diminuir o estresse: O nervosismo e o estresse são fatores que contribuem muito para a queda de cabelo. Praticar exercícios físicos é uma boa maneira de combater o estresse;
  • Tratar problemas hormonais: A queda de cabelo pode estar relacionada com problemas hormonais e nestes casos precisam de acompanhamento médico.

Alimentos para Prevenir a Queda de Cabelo

  • Frango e peixe: São fontes de proteínas que fornecem os aminoácidos necessários para produzir os fios de cabelo, além de serem ricos em zinco, que ajuda na constituição adequada dos fios;
  • Ovo: A clara do ovo contém biotina, lisina, cisteína e prolina, aminoácidos que constituem os fios de cabelo;
  • Cenoura: Rica em betacaroteno e vitamina A, nutrientes com ação antioxidante que protegem o cabelo dos danos provocados pelos radicais livres, nutrem o couro cabeludo e atuam na produção da oleosidade natural do fio;
  • Cereais integrais, legumes, verduras, leite, nozes, feijão: As vitaminas do complexo B encontradas nestes alimentos atuam na multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento do cabelo;
  • Laranja: A fibra branca que envolve os gomos ajuda a desintoxicar o organismo, contribuindo para a redução da oleosidade e da caspa que podem causar queda de cabelo. Além disso, a vitamina C ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo, deixando o cabelo mais resistente à queda e acelerando o crescimento dos fios.