Como Prevenir Dores nas Pernas

Para prevenir as dores e o cansaço nas pernas é preciso tomar algumas medidas que favoreçam a circulação sanguínea, já que na maioria dos casos as dores nas pernas são causadas pela má circulação. Algumas dessas medias:

  • Evitar usar sapatos de salto alto e bico fino: O salto alto dificulta a circulação sanguínea pois limita a amplitude de contração dos músculos da panturrilha que têm um papel muito importante no retorno do sangue da perna para o coração. Além disso, o bico fino provoca joanete e aperta os dedos dos pés, causando dores;
  • Usar calçados que favoreçam a anatomia dos pés: Sapatos ou calçados com os bicos mais arredondados e saltos mais baixos, que sejam mais anatômicos, são os mais indicados para prevenir dores nas pernas;
  • Praticar exercícios físicos: Andar, correr, andar de bicicleta, são algumas opções. O exercício melhora a circulação, favorecendo o retorno do sangue para o coração, além de ajudar a prevenir a obesidade, que é também pode causar dor nas pernas;
  • Combater a obesidade: Quanto maior a circunferência abdominal, mais dificuldade o sangue terá para retornar ao coração, ficando mais acumulado nas pernas;
  • Elevar as pernas: Dormir com as pernas levantadas ou ficar nessa posição depois de um longo período em pé alivia o cansaço pois facilita a saída do sangue das pernas, prevenindo assim as dores;
  • Usar meias elásticas: As meias compressivas elásticas são excelentes mas devem ser usadas apenas com indicação médica, uma vez que em alguns casos elas podem piorar a situação.