Como Reduzir o Colesterol

Para reduzir o colesterol alto é preciso fazer dieta, praticar exercícios físicos e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, de maneira a tentar baixar o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). O uso de medicamentos pode ser necessário em alguns casos.

Alimentos Indicados para Baixar o Colesterol

  • Leite e iogurte desnatados, queijos magros, como queijo branco (minas), ricota, cottage: Quanto mais amarelo for o queijo, maior a quantidade de gorduras que ele possui;
  • Carnes brancas como frango e peixe: São carnes magras e por isso livres de colesterol. O frango deve ser preparado sem pele;
  • Verduras e legumes: Devem ser consumidos diariamente no almoço e jantar pois são ricos em fibras que auxiliam na redução do colesterol. Sabe-se que as fibras podem reduzir em 10 a 15% os níveis de colesterol sanguíneo. Uma dica é preencher metade do prato com legumes e verduras;
  • Frutas: Devem ser consumidas com casca, sempre que possível. As mais indicadas são maçã, laranja, tangerina, goiaba, pêssego, nectarina, pêra e ameixa;
  • Leguminosas: Incluir sempre no almoço e no jantar uma porção de feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico;
  • Sementes de linhaça: É rica em ômega 3 e 6, gorduras "boas" que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL). Recomenda-se consumir 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas no liquidificador, misturadas com a comida ou salada, no almoço e jantar;
  • Aveia: Reduz o mau colesterol (LDL) e pode ser consumida com frutas, batida no leite desnatado ou adicionada nas receitas de pães e bolos;
  • Soja: Pode baixar o LDL. Uma boa maneira de consumir soja é misturar a sua proteína com carne magra moída;
  • Azeite: Ajuda a reduzir o mau colesterol por ser rico em gorduras monoinsaturadas. Pode ser usado para temperar as saladas.

Substituir:

  • Óleo de soja por óleo de canola;
  • Manteiga e margarina comum por cremes vegetais enriquecidos com ácidos graxos poli-insaturados, livres de gordura gordura "trans".

Alimentos Ricos em Colesterol (Evitar)

  • Frituras;
  • Carne de porco;
  • Carne vermelha rica em gordura;
  • Salame, mortadela, presunto, linguiça, salsicha;
  • Bacon, banha de porco;
  • Fígado, miúdos;
  • Creme de leite, manteiga, queijos amarelos;
  • Leite e derivados integrais.