Como relaxar com Exercícios

Respiração profunda e outras formas de diminuir a tensão

Os exercícios de relaxamento fazem parte integrante de disciplinas como a ioga e a meditação; de forma crescente, vêm sendo ensinados e aplicados como um complemento da medicina convencional

em situações como a insônia, as doenças decoração, o estresse e a dependência de drogas (fumar e abusar de tranqüilizantes são igualmente formas de dependência) e a preparação para o parto.

Há alguns exercícios simples de relaxamento que pode aprender sozinho e que requerem, no máximo, uma ou duas sessões diárias de 15 minutos. No entanto, se tiver problemas respiratórios, aconselhe-se com o seu médico antes de tentar fazê-los.

Procure igualmente ouvir a opinião de um médico antes de se inscrever em sessões de relaxamento, pois alguns exercícios estão intimamente ligados ao controle da postura.

Respiração profunda

Inspire profundamente pelo nariz. Retenha o ar um momento e a seguir expire pela boca até sentir os pulmões completamente vazios, terminando com um suspiro. Coloque a sua mão esquerda logo acima da cintura para controlar o movimento do diafragma e a direita sobre o peito. Ao inspirar, dilate a caixa torácica e o diafragma de forma que a mão esquerda seja empurrada para fora; a mão direita não deve mexer. Ao expirar relaxe o pescoço e os ombros. Tente fazer pelo menos 40 inspirações profundas por dia: de manhã, antes de se levantar; a noite, antes de se deitar, ou durante um minuto ou dois a qualquer hora, especialmente em momentos de tensão.

Respiração lenta

Inspire e expire a um ritmo de contagem decrescente de 10 ate 1 para marcar cada ciclo de respiração completa. Comece por 10 ao inspirar e conte 9,8 e 7; faça uma pausa em 6 a 5 a seguir, expire contando 4,3,2, 1. Enquanto respira, tente aperceber-se de quais os músculos que estão tensos e relaxe-os.

Como relaxar os músculos

Sente-se confortavelmente numa cadeira ou deite-se de costas. Descalce os sapatos e desaperte a roupa no pescoço e na cintura. Feche os olhos e respire profundamente várias vezes. Concentre-se numa parte do seu corpo de cada vez, começando pelos pés, e relaxe-a. Dirija a sua atenção para as pernas, depois para os joelhos e vá subindo, relaxando cada uma das partes. Quando começar a sentir o corpo quente e pesado, imagine que está flutuando em água morna ou deitado num local sossegado, por exemplo numa clareira cheia de sol no meio de um bosque. Mantenha-se neste estado de relaxamento durante 10—I5 minutos.