Como Se Preparar para uma Velhice Saudável

Para se preparar para uma velhice saudável é fundamental ter um estilo de vida saudável, que inclua alimentação equilibrada, atividade física regular, baixo consumo de sal e não fumar. Estes hábitos podem aumentar a expectativa de vida em 16 anos, dando a um idoso de 80 anos uma velhice saudável com padrão de vida de 64 anos.

Dicas para Ter uma Velhice Saudável

  • Manter uma alimentação saudável: Consumir diariamente frutas, verduras e fontes de proteínas e ingerir pelo menos 1,5 litros de água por dia. Não abusar da gordura e do açúcar e diminuir a ingestão de sal;
  • Praticar exercícios físicos: Pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos, tentando chegar às 5 vezes semanais, por uma hora. A caminhada é uma boa opção, mas a academia é mais recomendável, pois promove aumento da força muscular, melhora a capacidade aeróbica e o equilíbrio;
  • Manter o peso adequado: É importante fazer o controle do peso, sempre de acordo com a proporção da altura;
  • Não fumar: O cigarro acelera o envelhecimento e aumenta os riscos de câncer de pulmão, infarto, derrame (AVC - acidente vascular cerebral) e uma série de outras doenças;
  • Beber álcool moderadamente: O abuso de bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde, pois aumenta os riscos de doenças hepáticas, gástricas, entre outras;
  • Ter boas relações sociais e pessoais: Quem mantém uma vida em família harmoniosa, tem estabilidade no casamento e não sofre eventos de depressão, tem maiores chances de viver mais e melhor, pois a maneira como se lida com as emoções contribui para uma velhice saudável. Além disso, sabe-se através de estudos que a solidão aumenta mais o risco de morte em idosos do que a obesidade;
  • Sorrir: O sorriso e o otimismo aumentam a longevidade.