Como se prevenir contra a Anemia

A melhor forma de se prevenir contra a anemia ferropriva é através de uma dieta com alimentos ricos em ferro e outros nutrientes que favorecem a sua absorção, como as vitaminas C, A e B12.

Já para as anemias congênitas (falciforme e talassemia) não existe prevenção, uma vez que os glóbulos vermelhos ou a hemoglobina já vêm com defeitos de nascença.

Alimentos para Prevenir a Anemia

Alimentos Ricos em Ferro

  • Carne vermelha;
  • Frango;
  • Peixe;
  • Hortaliças verde-escuras (agrião, rúcula, espinafre, couve, brócolis);
  • Feijão, soja, grão de bico;
  • Beterraba.

O ferro é essencial na produção da hemoglobina, proteína que dá cor ao glóbulo vermelho e tem o papel de transportar o oxigênio para os tecidos do corpo.

Sabe-se que o ferro presente nas carnes vermelhas é mais facilmente aproveitado pelo organismo do que aquele encontrado nos vegetais.

Alimentos Ricos em Vitamina A

  • Fígado;
  • Óleos de peixe;
  • Gema de ovo;
  • Leite integral e derivados;
  • Cenoura;
  • Batata doce;
  • Abóbora;
  • Manga;
  • Mamão;
  • Tomate.

A vitamina A favorece a absorção de ferro, por isso ajuda a prevenir a anemia de forma indireta.

Alimentos Ricos em Vitamina B12

  • Carne;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Aveia;
  • Frutos do mar.

A vitamina B12 participa na formação dos glóbulos vermelhos, sendo tão importante quanto o ferro para prevenir a anemia.

Alimentos Ricos em Vitamina B9 (Ácido Fólico)

  • Leveduras e cogumelos;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Fígado;
  • Caju;
  • Cereais.

O ácido fólico exerce um importante papel na fabricação das hemácias (glóbulos vermelhos).

Alimentos Ricos em Vitamina C

  • Frutas vermelhas (morango, framboesa, mirtilo, goji berry)
  • Laranja;
  • Acerola;
  • Kiwi;
  • ​Limão;
  • Abacaxi;
  • Melão;
  • Tomate;
  • Couve.

A vitamina C ajuda a prevenir a anemia pois facilita a absorção do ferro, alterando a sua molécula.

Dicas de Alimentação para Prevenir a Anemia

  • Deixar o feijão de molho na água durante uma hora antes de cozinhá-lo favorece a assimilação do ferro pelo organismo;
  • Ingerir os alimentos ricos em ferro preferencialmente no almoço e jantar;
  • Cereais, refrigerantes à base de cola, café, vinho, chás preto e mate, chocolate e amendoim devem ser consumidos no café da manhã e na hora dos lanches, de preferência 3 horas após uma refeição rica em ferro, pois podem interferir com a absorção do mineral;
  • Não pular refeições e respeitar o horário das mesmas;
  • Incluir um alimento fonte de vitamina C em cada refeição;
  • Evitar bebidas alcoólicas.