Como Tomar Vitamina C de Forma Natural

A melhor forma de tomar vitamina C de forma natural é incluir na alimentação diária alguns alimentos que são ricos em vitamina C, como frutas, legumes e verduras.

Fontes Naturais de Vitamina C

Fonte Teor de vitamina C (mg/100 g de alimento)
ACEROLA CRUA 940
ACEROLA (POLPA CONGELADA) 623
PIMENTÃO AMARELO CRU 201
FOLHA DE MANDIOCA 311
CAJU 219
GOIABA 218
SALSA 146
SUCO DE LARANJA FRESCO (250 ml) 124
PIMENTÃO VERMELHO CRU 140
CHEIRO VERDE 101
COUVE DE BRUXELAS 102
COUVE MANTEIGA CRUA 96
MAMÃO PAPAIA 82
KIWI 74
MORANGO 70
LARANJA 70
ABACAXI 61
MANGA 53
AGRIÃO CRU 60
CARAMBOLA 35
TANGERINA 33
MARACUJÁ 30
MELÃO 29

A vitamina C é bastante instável e facilmente se oxida com a ação do calor, da luz e do oxigênio. Por isso os alimentos devem ser consumidos crus para preservar ao máximo esse micronutriente.

As frutas devem ser frescas e pouco manipuladas, pelo que os sucos devem ser consumidos logo que preparados para evitar a oxidação da vitamina C.

As doses diárias recomendadas de Vitamina C são 90 mg/dia para homem (adulto) e 75 mg/dia para mulher (adulta).

Benefícios e Importância da Vitamina C

  • Diminui os danos provocados pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Reduz os danos aos pulmões;
  • Tem efeito antioxidante, ou seja, protege o corpo da ação nociva dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento precoce e ajudando na prevenção de doenças como o câncer e aterosclerose;
  • Participa da maturação dos linfócitos, que são células de defesa do organismo;
  • Facilita a absorção de ferro pelo organismo;
  • Atua na manutenção do tecido conjuntivo, favorecendo a cicatrização;
  • Mantém a integridade dos vasos sanguíneos;
  • Promove uma coagulação sanguínea adequada;
  • Participa do crescimento e remodelação do esqueleto.