Como tratar a surdez e identificar seus sintomas

Como aliviar a surdez com um pequeno microfone

Na maioria dos casos de surdez, seja qual for a causa, a utilização de uma prótese auditiva permite recuperar, ao menos em parte, a capacidade auditiva.

Os sintomas da surdez parcial, nem sempre rapidamente reconhecidos, incluem a dificuldade em captar sons muito altos ou muito baixos e em compreender o que é dito num tom de voz normal, especialmente em ambientes ruidosos.

Se suspeitar de uma diminuição da sua capacidade auditiva, consulte o seu médico, que o encaminhará para a uma consulta de otorrinolaringologia. A consulta inclui, além da eventual remoção da cera dos ouvidos, a realização de diversos testes, que permitem avaliar o grau de surdez e a extensão da deficiência de cada ouvido, permitindo assim determinar a necessidade de urna ou de duas próteses. Alguns testes a que o paciente é submetido são feitos com um aparelho especial, o audiômetro tona), que registra os sinais emitidos por um botão que o paciente aperta sempre que ouve um dos diversos sons que lhe são transmitidos por meio de auscultadores. A leitura do conjunto dos sinais registrados permite determinar a gravidade e extensão da deficiência auditiva.

A prótese audifiva mais comum consiste num pequeno aparelho que se usa por detrás da orelha, composto por um pequeno microfone e um amplificador, que transmite os sons através de um tubo de plástico até um auscultador. O auscultador é feito sob medida sobre um molde do ouvido. A execução do molde não é dolorosa e o aparelho é fornecido com a regulagem ajustada à deficiência do paciente.

Como viver com um aparelho auxiliar auditivo

Lembre-se de que um aparelho auxiliar da audição não é mais do que isso, pelo que não pode desempenhar inteiramente as funções do ouvido humano. Por exemplo, num aposento com muita gente o ouvido humano pode ignorar os ruídos de fundo e concentrar-se apenas em um, como uma conversa pessoal, mas uma prótese auditiva registrará todos os sons no mesmo volume. De maneira idêntica, com um aparelho auditivo é difícil ouvir claramente alguém que não tenha o rosto virado para você.

Não tenha receio de apresentar o seu problema às outras pessoas e de lhes pedir que colaborem falando com clareza e sem gritar. Com o tempo, você poderá também aprender a ler os lábios, ligando os movimentos aos sons.

Estas próteses têm, em geral, três posições do interruptor, que servem para ligar e desligar o aparelho e cortar os ruídos de fundo, o que permite falar normalmente num telefone público, por exemplo.

Como cuidar da sua prótese auditiva

Estes aparelhos utilizam pilhas muito pequenas, do tamanho de botões, que duram várias semanas e são fáceis de substituir. Conserve o auscultador limpo e lave-o de vez em quando numa solução anti-séptica fraca. Substitua também de vez em quando o tubo de plástico, que com o tempo e o uso acaba ficando seco e quebradiço, podendo abrir fendas, que produzem um assobio. Proceda à substituição do tubo de acordo com as indicações do fornecedor do aparelho. Se o tubo ou o auscultador ficarem entupidos com cera, coloque-os debaixo de uma torneira de água quente para desentupidos e depois sopre através deles para expelir as gotas de água.