Como Tratar a Vertigem

O tratamento da vertigem é realizado de acordo com as suas causas, podendo incluir o uso de medicamentos, manobras de exercícios específicos e fisioterapia.

Como tratar a vertigem na Labirintite

O tratamento das vertigens na labirintite pode ser feito com medicamentos antivertiginosos e outros que melhoram a circulação sanguínea no cérebro, além de sedativos e repouso. A fase final consiste na reabilitação do labirinto através de fisioterapia.

Ginkgo Biloba é um excelente remédio natural para a Labirintite pois aumenta a circulação sanguínea no labirinto (ouvido interno), diminuindo os zumbidos e as vertigens e melhorando o equilíbrio.

Exercícios para tratar a vertigem posicional

Algumas manobras de exercícios podem aliviar a vertigem posicional, provocada pelo acúmulo de pequenos cristais no ouvido interno. São os chamados exercícios de Brandt-Daroff e podem ser executados em poucos passos:

  1. Sentar na beirada da cama e virar a cabeça para o lado esquerdo num ângulo de 45 graus;
  2. Manter a cabeça nessa posição e deitar de lado, sobre o lado direito, ainda com a cabeça virada;
  3. Permanecer nessa posição durante 30 segundos ou até diminuir a vertigem, se for o caso, sempre com a cabeça num ângulo de 45 graus;
  4. Voltar a se sentar normalmente, como no início, permanecendo assim por 30 segundos;
  5. Agora, virar a cabeça para o lado direito num ângulo de 45 graus e deitar sobre o lado esquerdo, mantendo a cabeça virada;
  6. Ficar deitado durante 30 segundos ou até diminuir a vertigem, se for o caso, sempre com a cabeça num ângulo de 45 graus;
  7. Sentar novamente na beirada da cama, como na posição inicial, permanecendo sentado durante 30 segundos.

Toda a série deve ser repetida 5 vezes de manhã, 5 vezes na hora do almoço e 5 vezes à noite, até atingir um total de 52 séries durante um período de 3 semanas.

Causas de Vertigem

A vertigem pode ter diversas causas, entre elas:

  • Um traumatismo na cabeça;
  • Labirintite;
  • Síndrome de Ménière;
  • Pressão alta;
  • Obstrução de vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Enjoo de viagem;
  • Ansiedade.