Como Tratar Dores Musculares

As dores musculares podem ser tratadas de diferentes formas, dependo do local (costas, pescoço, perna, coxa) e do tipo de dor (aguda ou crônica). As dores musculares podem ser causadas por má postura, esforço exagerado, contraturas, estiramentos, traumatismos, fraqueza muscular ou ainda ter origem emocional.

Como Tratar Dores Musculares nas Costas

  • Aplicar calor no local durante 20 minutos, se possível a cada 3 horas;
  • Fazer alongamentos: Em pé, deixar o tronco cair para frente e tentar encostar a ponta dos dedos no chão, sem forçar ou dar "soquinhos", mantendo sempre os joelhos esticados. O alongamento deve ser mantido durante pelo menos 30 segundos. Repetir o movimento 3 vezes;
  • Realizar massagens com um profissional qualificado;
  • Aplicar pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  • Ter cuidado com a postura e manter as costas sempre direitas, principalmente quem permanece sentado por longos períodos;
  • Para dores musculares crônicas é recomendado um tratamento de fisioterapia para relaxar e fortalecer a musculatura das costas, além de corrigir a postura. Técnicas como o RPG (Reeducação Postural Global) e o Pilates podem trazer excelentes resultados.

Como Tratar Dores Musculares no Pescoço

  • Fazer alongamentos:
  1. Puxar a cabeça para o lado com uma das mãos, aproximando a orelha do ombro, até sentir esticar. Manter a posição por 30 segundos. Fazer o mesmo no lado oposto e repetir a série 3 vezes.
  2. Com as duas mãos, puxar a cabeça para frente até encostar o queixo no peito. Manter a posição por 30 segundos e repetir por 3 vezes;
  • Usar travesseiros de látex;
  • Evitar dormir de barriga para baixo;
  • Fazer fisioterapia para tratar a causa das dores musculares.

Como Tratar Dores Musculares na Coxa e na Perna

  • Aplicar gelo nas primeiras 24-48 horas após a lesão, no caso da dor ter sido causada por pancada, estiramento ou contratura. Colocar um pano úmido sobre a pele e aplicar o gelo durante 20 minutos, a cada duas horas, se possível;
  • Não praticar exercícios enquanto a dor estiver presente;
  • Passar pomada anti-inflamatória e analgésica;
  • Alongar as pernas (panturrilha) e coxas antes e depois da atividade física pode reduzir significativamente as dores musculares após os exercícios.

Se as dores musculares persistirem, é aconselhável procurar um médico para que as causas sejam devidamente diagnosticadas e tratadas.