Como Tratar Lesões nas Unhas

Unhas Quebradiças

Aplicar de manhã e à noite um creme ou óleo próprio para as unhas, como óleo de amêndoas doces, e mantê-las bastante curtas até se verificar uma melhoria.

Unhas Descoladas

Em conseqüência do uso excessivo de endurecedores de unhas contendo formaldeído, a unha pode soltar-se do seu leito e o espaço subungueal pode então infectar, causando descoloração. Este problema leva bastante tempo para curar, embora seja possível minimizá-lo cortando bem rente a unha afetada.

Unhas Falhadas

Algumas reentrâncias isoladas nas unhas são comuns. O tratamento em casa consiste em manter limpas as unhas afetadas, aplicando-lhes todas as noites um produto anti-irritante composto por glicerina e ácido bórico, misturados em casa de acordo com as instruções do farmacêutico.

Unhas Estriadas

Em conseqüência de qualquer pequeno ferimento externo ou de pequenos tumores subungueais, podem-se formar ranhuras ou estrias verticais nas unhas. O tratamento em casa consiste em manter limpa a unha e aparar qualquer porção de unha saliente. Este problema resolve-se com o crescimento das unhas. Em caso de endurecimento e inflamação ou se formar um quisto, deve-se consultar um médico.

Unhas Negras

Uma pancada forte pode causar uma hemorragia subungueal, o que acaba deixando a unha negra. Se o derrame for extenso, a unha pode cair. A situação normaliza-se com o crescimento de nova unha. Se a lesão for muito dolorosa, poderá ser necessário remover cirurgicamente a unha.