Como Tratar o Enrijecimento Muscular

Para tratar o enrijecimento muscular resultante de atividades físicas intensas é preciso tomar algumas medidas antes, durante e depois do exercício, para atenuar as lesões e favorecer a recuperação dos músculos.

Antes do Exercício

  • Realizar um aquecimento adequado;
  • Fazer alongamentos dos grupos musculares que irão ser trabalhados durante a atividade física (braços, pernas, peito, costas);
  • O alongamento prepara a musculatura para o exercício, além de ajudar a diminuir a dor e o enrijecimento dos músculos após o exercício.

Durante o Exercício

  • Diminuir a intensidade do exercício;
  • Treinar de acordo com as próprias capacidades;
  • Aumentar gradativamente a carga ou a intensidade do exercício;
  • Terminar a atividade física com uma série de exercícios mais brandos, ao invés de parar repentinamente o exercício;
  • Fazer alongamentos durante o treino, sempre que possível.

Depois do Exercício

  • Alongar todos os músculos que foram trabalhados durante o exercício;
  • Evitar banhos muito quentes e demorados depois da atividade física;
  • Se possível, fazer uma massagem aos músculos.

* Para alongar os músculos de forma efetiva é preciso manter a posição durante pelo menos 30 segundos.

Causas de Enrijecimento Muscular

Uma causa provável do enrijecimento muscular é a ocorrência de uma série de pequenas lesões que acontecem durante a atividade física. Além disso, durante o exercício, há um aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos e parte do fluido sanguíneo vaza para as fibras musculares e exerce pressão sobre elas, causando a rigidez.