Como tratar orelha quebrada?

O tratamento para orelha quebrada (pericondrite), uma condição comumente observada nos praticantes de jiu jitsu, inclui medidas locais e o uso de antibióticos. O objetivo básico para tratar uma orelha quebrada deve ser localizar e confinar a infecção na menor área possível.

Antes que se forme o pus, o mais indicado é tomar antibióticos como penicilina ou derivados como ampicilina. Caso haja melhorias em 48 horas, a medicação não deve ser suspensa em menos de uma semana.

Quando há formação de pus, o médico poderá optar por uma incisão para drenar o pavilhão auricular. Nos casos de inflamação aguda, a anestesia local está contraindicada devido ao risco de disseminação da infecção.

Nos casos de destruição severa da cartilagem da orelha, pode-se fixar o bordo livre do pavilhão na pele vizinha, através de pontos de sutura, evitando assim uma retração e uma deformidade ainda maior, além de possibilitar posteriormente uma melhor correção estética.

Como Evitar a Orelha Quebrada

  • Usar protetores específicos para orelha;
  • Drenar o sangue acumulado após a luta para prevenir a inflamação.

Causas de Orelha Quebrada

Os atritos e os esmagamentos constantes na orelha durante as lutas e os treinos de jiu jitsu levam à formação de hematomas entre a cartilagem e o pericôndrio, um tecido que fica entre a pele e a cartilagem e é responsável pela nutrição desta última.

A orelha quebrada é o resultado da pericondrite, que é uma infecção da cartilagem do ouvido externo​ provocada por esses traumas constantes.

Com a falta de suprimento sanguíneo, surge uma nova cartilagem que visa preencher o espaço que foi lesionado, resultando numa fibrosa severa. A cada inflamação provocada pelo atrito, forma-se um pouco de cartilagem, tornando inevitável a "orelha quebrada".