Como Tratar um Doente com Febre

Recomenda-se que a febre deve ser tratada a partir dos 38.5ºC ou 37,5ºC, neste último caso, se o indivíduo tiver alguma doença grave que afete o sistema nervoso ou respiratório. Algumas medidas que podem ser tomadas para tratar um doente com febre, seja ele adulto ou criança:

  • Tomar medicamentos antitérmicos ou antipiréticos se a febre for persistente e causar mal-estar. Dipirona, paracetamol, ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico são os mais utilizados. No caso das crianças, o ácido acetilsalicílico​ deve ser evitado;
  • Retirar o excesso de roupa;
  • Tomar banho em água morna, nunca água fria, durante cerca de 10 minutos;
  • Beber bastante líquidos;
  • Ficar em repouso;
  • Deixar o doente num local com uma temperatura ambiente em torno dos 22°C.

O que não fazer com um doente com febre

Banho de Água Fria

O banho de água fria é contraindicado para tratar adultos e crianças que estejam com febre. A água fria vai aumentar o desconforto e provavelmente vai piorar a condição do doente, além de que os tremores provocados podem aumentar a temperatura do corpo.

Toalhas Molhadas

Envolver a criança ou o adulto com toalhas molhadas não é recomendado pois dificulta a transpiração e pode se tornar desconfortável.

Passar Álcool sobre a Pele

O álcool produz uma sensação de descida rápida da temperatura ao nível da pele, mas depois a febre sobe rapidamente, aumentando o desconforto do doente. Além disso, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode ser absorvido e ter efeitos tóxicos sobre as crianças, por isso não é recomendado.