Como Tratar um ferimento causado por um objeto Pontiagúdo

Um prego saliente em um pedaço de madeira ou qualquer outro objeto pontiagudo, como o aro de uma bicicleta ou uma agulha, pode causar uma ferida potencialmente séria.

Vista apenas da superfície, uma ferida destas pode parecer minúscula demais para nos incomodarmos com ela, mas pode ser que o objeto perfurante tenha penetrado profundamente na pele e que tenha levado sujeira e germes para dentro dela. Se a ferida vier a infeccionar, a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo, causando uma doença grave ou até a morte da vítima.

Um ferimento por objeto cortante pode também provocar sérias lesões internas aos vasos sangüíneos e aos nervos.

Tratamento

Trate esse tipo de ferimento com toda a seriedade possível. Procure estancar o sangramento, coloque uma compressa sobre a ferida e leve a vítima ao médico ou à Emergência do hospital mais próximo.

Se o objeto que causou a ferida permanecer encravado na pele, não tente retirá-lo. Ele pode estar ajudando a tampar a ferida, e sua remoção pode provocar um sangramento muito mais intenso. Em vez disso, cubra o objeto com uma atadura “montada” ou com a metade inferior de um copo de papel. Isso impedirá que a compressa empurre o objeto ainda mais para dentro da pele durante o transporte da vítima para o hospital.

Como Tratar uma Ferida Causada por um Objeto Pontiagudo

Estanque o sangramento pressionando a área em torno da ferida com uma compressa limpa ou com suas próprias mãos. Não tente retirar o objeto encravado na ferida. Eleve a área atingida a uma altura acima do coração, para ajudar a parar o sangramento. Aplique uma bandagem em torno da ferida e procure ajuda médica.