Como Tratar uma Topada no Dedo

Para tratar uma topada no dedo do pé, a pessoa deve aplicar gelo no local, elevar o pé e permanecer de repouso. Além disso, ela deve também modificar os calçados para não pressionar o dedo machucado e, quando necessário, tomar analgésicos, conforme orientação médica.

Se o dedo topado estiver torto, a pessoa não deve puxá-lo para tentar pô-lo no lugar. Isso deve ser feito apenas por um especialista, neste caso, um médico ortopedista.

Como Tratar uma Topada no Dedo com Gelo

  • Utilizar uma bolsa de gelo ou um saco plástico com cubos de gelo;
  • Umedecer um pano e envolver a bolsa ou o saco de gelo;
  • Aplicar no dedo, 3 a 4 vezes por dia, durante 10-15 minutos.

É importante que o uso de gelo para aliviar a dor e evitar o inchaço seja moderado. O ideal é aplicar o gelo durante cerca de 10 minutos, não mais que 15, e repetir o procedimento a cada 30 minutos, para não prejudicar as veias das extremidades dos dedos, que são muito finas.

As topadas nos dedos dos pés são bastante dolorosas e podem provocar fratura, lesão de ligamentos e luxação, além de deixar o local roxo e inchado.

Se após o tratamento imediato a dor demorar mais que 24 horas para passar, recomenda-se procurar um médico para evitar problemas e complicações no futuro.