Como usar alcachofra para emagrecer

Para emagrecer com alcachofra, recomenda-se tomar 2 cápsulas de alcachofra antes do café da manhã, almoço e jantar ou beber 1 litro de chá de alcachofra por dia. Outra forma de usar a alcachofra para auxiliar o emagrecimento é consumi-la in natura, como alimento. A planta tem apenas 47 calorias em cada 100 g e pode ser incluída na alimentação sem comprometer a dieta.

Como usar alcachofra para emagrecer

Apesar de não ter nenhuma propriedade específica que faça emagrecer de forma automática, a alcachofra contribui indiretamente para o processo de emagrecimento, estimulando a digestão e o metabolismo da gordura dos alimentos, combatendo a retenção de líquidos, desintoxicando o organismo e controlando o apetite.

Como a alcachofra ajuda a emagrecer

Favorece o metabolismo das gorduras

A alcachofra favorece a digestão e o processamento das gorduras pelo organismo, pois aumenta o fluxo da bile, um suco digestivo produzido pelo fígado que atua como um "detergente", dissolvendo as gorduras ingeridas na alimentação.

É rica em fibras

A alcachofra possui muitas fibras, que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a pessoa a comer menos, contribuindo com as dietas de perda de peso. As fibras também têm ação laxativa, pois favorecem a passagem do bolo fecal pelo intestino, melhorando assim o trânsito intestinal e combatendo a barriga inchada provocada pela prisão de ventre. Além disso, as fibras atuam como "buchas" ou "lixas" no intestino, promovendo a limpeza e desintoxicação do corpo, o que também contribui para o emagrecimento.

Como usar alcachofra para emagrecer

Tem ação diurética

Graças ao potássio, a alcachofra tem propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos, ajudando a desinchar e reduzir medidas. Além disso, sua ação laxativa e diurética ajuda a limpar o corpo e eliminar toxinas que prejudicam o emagrecimento.

Estimula órgãos digestivos e excretores

A alcachofra contribui para o bom funcionamento do fígado, condição importante para emagrecer. Ao favorecer também o funcionamento adequado de outros órgãos digestivos e excretores, como intestino e rins, a alcachofra auxilia o processo de emagrecimento.

Veja também:

Descubra como as cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer

Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

Como fazer chá de alcachofra

Como usar alcachofra para emagrecer

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de alcachofra seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: Leve a água ao fogo. Quando levantar fervura, adicione a alcachofra e deixe ferver durante 5 minutos. Coe e beba o chá ao longo do dia.

Dica: Evite adoçar o chá, mesmo que seja com mel ou adoçante, para não atrapalhar a ação da alcachofra no organismo.

Leia também: Conheça 10 Benefícios do Chá de Alcachofra

Dicas de preparo da alcachofra in natura

Como fazer: Coloque a alcachofra inteira para cozer em água. Para saber se já está cozida, puxe uma folha. Se a folha se soltar facilmente da base, a alcachofra está pronta para ser servida.

Como servir: A alcachofra pode ser consumida quente ou fria, com vinagrete, azeite e pimenta. Para comer a planta, basta retirar as folhas da alcachofra e comer a parte mais "carnuda" das folhas. Depois, é só retirar o miolo com cuidado e degustar com um dos temperos sugeridos.

Dica: Use panelas de inox ou esmaltadas para cozinhar a alcachofra, pois as panelas de alumínio deixam a alcachofra escura.

Lembrando que, para perder peso, é importante que o uso da alcachofra, seja em cápsulas, chá ou como alimento, esteja incluído num plano alimentar equilibrado, com poucas calorias. A alcachofra apenas auxilia o emagrecimento, atuando como coadjuvante no processo.