Como usar vinagre de maçã para ter cabelo e pele bonitos e saudáveis

O vinagre de maçã pode ser usado no cabelo e na pele para fins estéticos principalmente devido ao seu pH ácido, que traz benefícios para os fios e para a pele do corpo e do rosto. Isso porque a acidez do vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH natural dos cabelos e da pele, que são levemente ácidos. Além disso, o vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas que contribuem para a saúde do couro cabeludo e da cútis.

Como usar vinagre de maçã para ter cabelo e pele bonitos e saudáveis

Como usar vinagre de maçã no cabelo

Cutículas dos fios abertas

Para fechar as cutículas dos fios, lave o cabelo normalmente e misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã na quantidade de condicionador que irá utilizar. Aplique nos cabelos, massageando bem os fios. Deixe agir durante 3 minutos e enxágue bem a seguir.

Cabelos sem brilho

Para dar mais brilho aos cabelos, misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã em 1 copo médio de água gelada. Depois de lavar o cabelo com xampu e condicionador, aplique a solução, não enxágue e deixe o cabelo secar naturalmente. Repita o procedimento sempre que os cabelos estiverem com pouco brilho ou opacos.

Caspa

As propriedades antifúngicas do vinagre de maça limpam o couro cabeludo e melhoram a descamação decorrente da caspa. Para isso, prepare uma solução com metade água e metade vinagre de maçã. Aplique nos cabelos, massageando o couro cabeludo com movimentos circulares, e enxague a seguir.

Couro cabeludo e cabelos oleosos

Para eliminar a oleosidade, adicione 1 colher (sopa) de vinagre de maçã na quantidade de xampu que irá utilizar para lavar o cabelo. A acidez do vinagre equilibra o pH do xampu, combatendo assim a oleosidade no couro cabeludo.

Como usar vinagre de maçã para ter cabelo e pele bonitos e saudáveis

Benefícios do vinagre de maçã para os cabelos

Os benefícios do vinagre de maçã são mais observados em cabelos secos e ressecados. Quando os cabelos estão assim, as cutículas (parte mais externa dos fios) ficam abertas e o cabelo fica seco, áspero e com mais volume. O pH ácido do vinagre de maçã pode fechar as cutículas e deixar o cabelo com mais brilho e menos volumoso.

Como usar vinagre de maçã na pele

Espinhas e oleosidade

Adicione 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em 1 copo pequeno de água. Molhe um pedaço de algodão na mistura e aplique no rosto pela manhã e antes de dormir, depois de lavar o rosto com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele. A seguir, aplique protetor solar (manhã) ou hidratante (noite).

A acidez do vinagre de maçã ajuda a fechar os poros, diminuindo a oleosidade da pele e combatendo a acne. Sua ação adstringente também promove uma limpeza mais profunda no rosto.

Coceira e feridas

Aplique vinagre de maçã puro ou diluído em proporções iguais de água diretamente no local do ferimento ou da coceira.

Pele seca e áspera

Misture 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ao creme hidratante e aplique no corpo e nas mãos diariamente. Ao fechar os poros, o vinagre de maça deixa a pele mais lisa e brilhosa, melhorando o ressecamento da pele.

Manchas de sol

Para clarear as manchas de sol na pele, coloque um pouco de vinagre de maçã em um recipiente pequeno, corte uma cebola ao meio e deixe a superfície plana da cebola de molho no vinagre durante 10 minutos. Depois, esfregue a parte da cebola embebida em vinagre nas manchas, deixe agir por 10 minutos e lave o local com água apenas. Repetir o procedimento todos os dias, até notar melhora das manchas. O resultado costuma surgir após 14 dias.

Benefícios do vinagre de maçã para a pele

O vinagre de maçã beneficia a pele devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antissépticas. Além disso, o seu pH ácido ajuda a equilibrar o pH da pele e a sua ação adstringente promove uma limpeza profunda da cútis.

Leia também:

Veja como fazer a dieta do vinagre de maçã para emagrecer

Vinagre de maçã para emagrecer: saiba como usar e veja os benefícios

Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde