Como Verificar e Corrigir Sua Postura

Uma postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação do corpo, mantendo o alinhamento da coluna e as suas curvaturas cervical, dorsal e lombar. Posturas inadequadas tendem a aumentar ou retificar as curvaturas naturais da coluna vertebral, o que pode trazer vários problemas.

Como Verificar a Postura

  • Em pé, encostar as costas e os calcanhares numa parede;
  • Colocar uma mão entre os rins (coluna lombar) e a parede;
  • O espaço entre a coluna lombar e a parede deve ser apenas suficiente para a mão entrar e sair, sem tocar nas costas ou na parede;
  • A existência de espaço a mais entre a coluna e a mão indica uma curvatura excessiva da coluna lombar chamada hiperlordose.​

Outras formas de avaliação postural requerem a observação de um profissional, não sendo possível à própria pessoa fazer esta análise.

Como Corrigir uma Hiperlordose Leve

A hiperlordose pode ser provocada por um abdômen excessivamente pesado ou por músculos abdominais fracos. Em muitos casos, pode ser corrigida perdendo-se peso ou exercitando e reforçando a musculatura abdominal. Essa curvatura lombar exacerbada também pode ser uma forma da coluna tentar compensar outras alterações posturais.

Entre os exercícios de correção incluem-se as flexões abdominais e o fortalecimento dos músculos das costas. A fisioterapia, através do RPG (Reeducação Postural Global), é uma excelente maneira de fortalecer e também alongar toda essa musculatura, pois os encurtamentos musculares muitas vezes estão relacionados com alterações posturais.

Uma alteração que também é frequentemente observada, principalmente em adolescentes, é os ombros estarem projetados para a frente e não se encostarem à parede. O fortalecimento dos músculos das costas associado a alongamentos globais muitas vezes resolve o problema que também pode estar relacionado com baixa auto estima.