Conheça 10 Benefícios do Brócolis para a Saúde

Os benefícios do brócolis para a saúde são devidos aos seus nutrientes essenciais ao organismo e também à presença de antioxidantes e substâncias que ajudam a prevenir diversas doenças, inclusive o câncer. Confira 10 desses benefícios:

  1. Melhora o funcionamento do intestino: Rico em fibras, o brócolis favorece o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre e ajudando a eliminar toxinas;
  2. Reforça as defesas do organismo: O brócolis é uma excelente fonte de vitamina C, que desempenha um importante papel no sistema imunológico;
  3. Protege a visão: Além de conter vitamina A, o brócolis possui antioxidantes como a luteína e a zeaxantina que atuam na prevenção da catarata e protegem a visão;
  4. Ajuda a prevenir diversos tipos de câncer: Os antioxidantes encontrados no brócolis como flavonóides, carotenóides e sulforafano, neutralizam os radicais livres e protegem o corpo da sua ação nociva, ajudando a prevenir câncer de mama, próstata e de pulmão;
  5. É rejuvenescedor: Rico em antioxidantes, o brócolis previne o envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres;
  6. Previne doenças cardiovasculares: As fibras contribuem para baixar os níveis de colesterol e os antioxidantes protegem as artérias dos danos provocados pelos radicais livres;
  7. Deixa a pele mais bonita: A vitamina A, presente no brócolis, protege a pele do sol e combate o envelhecimento cutâneo;
  8. Combate a osteoporose: Boa fonte de cálcio, o brócolis é um dos alimentos indicados para prevenir a osteoporose. Além disso, o cálcio ajuda a manter a pressão arterial dentro nos valores normais;
  9. Previne malformações no feto: O brócolis fornece boas doses de ácido fólico, fundamental para o desenvolvimento do tubo neural em fetos e evitar malformações;
  10. Combate a anemia: Além de ferro, o brócolis possui vitamina C, que aumenta a absorção desse mineral.

Benefícios do Brócolis na Musculação

Os benefícios do brócolis na musculação estão relacionados com as boas quantidades de cálcio presente no vegetal. O cálcio é essencial para a contração muscular, atuando diretamente na interação entre as fibras musculares que são as responsáveis pela contração.

Como Consumir e Preparar o Brócolis

  • Coma brócolis pelo menos 3 vezes por semana;
  • Escolha brócolis com folhas verdes e sem marcas. Evite os de folhas amareladas;
  • Cozinhar com pouca água fervente e não tapar a panela durante o preparo.