Conheça 20 Benefícios do Exercício Físico

Os benefícios do exercício físico vão muito além do emagrecimento. A atividade física traz benefícios para a saúde do corpo e da mente, ajuda a prevenir doenças, como diabetes, certos tipos de câncer, infarto, derrame, pressão alta, depressão, além de melhorar a qualidade de vida.

Conheça 20 benefícios do exercício para a sua saúde física e mental:

  1. Melhora o funcionamento do cérebro, aumentando o fluxo sanguíneo em toda a cabeça;
  2. Estimula a produção das células cerebrais responsáveis pelo aprendizado e memória;
  3. Melhora a qualidade do sono;
  4. Deixa a pessoa com uma melhor autoestima;
  5. Melhora o humor e o bem estar geral, pois o exercício físico libera substâncias no cérebro que estão relacionadas com a sensação de prazer;
  6. Facilita o aprendizado, favorece a atenção e o raciocínio;
  7. Diminui os riscos de depressão, estresse e ansiedade;
  8. Melhora a circulação, relaxa os vasos sanguíneos e fortalece o músculo cardíaco, o que ajuda a controlar a hipertensão arterial (pressão alta);
  9. Ajuda no controle do colesterol, diabetes e obesidade, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e derrame;
  10. Melhora a capacidade pulmonar, resistência respiratória e a capacidade de consumo de oxigênio, o que significa que a pessoa fica menos cansada ao realizar atividades físicas, pois o seu corpo responde melhor ao esforço;
  11. Fortalece os músculos que protegem a coluna lombar, ajudando na prevenção de dores lombares e hérnias de disco;
  12. Melhora a força muscular, a flexibilidade e a postura, o que ajuda a prevenir dores nas costas;
  13. Ajuda a prevenir lesões no quadril, pois fortalece os glúteos, melhora o movimento e dá mais estabilidade aos músculos dessa região;
  14. Ajuda na prevenção do câncer de mama e intestino;
  15. Melhora a libido nos homens, uma vez que a redução de gordura corporal facilita a ação do hormônio masculino testosterona.

5 benefícios do exercício físico para idosos:

  1. Melhora o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas;
  2. Melhora a memória, a atenção e o raciocínio, combatendo a senilidade;
  3. Estimula e melhora a coordenação motora;
  4. Combate a perda de massa óssea e muscular, comum na terceira idade;
  5. Auxilia no controle da pressão arterial e das dores articulares.

Para usufruir de todos os benefícios do exercício físico, é necessário que a atividade física seja praticada regularmente, pelo menos 4 vezes por semana e durante, no mínimo, 40 minutos. Além disso, é muito importante seguir a orientação de um profissional.

Antes de iniciar qualquer programa de exercício, é altamente recomendável consultar um médico cardiologista para fazer um teste de esforço e um eletrocardiograma para saber se está tudo bem com o coração e não existe nenhuma contraindicação.