Conheça 6 benefícios do suco de beterraba para a sua saúde

O suco de beterraba é uma bebida muito saudável, com poucas calorias, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas, câncer, envelhecimento precoce, além de melhorar o desempenho de quem pratica exercício físico. Os benefícios do suco de beterraba para a saúde são devidos principalmente aos seus poderosos antioxidantes, além das diversas vitaminas e minerais presentes na beterraba.

Conheça 6 benefícios do suco de beterraba para a sua saúde

Ação antioxidante

O suco de beterraba é riquíssimo em substâncias antioxidantes como licopeno, betacianina e vitaminas A, E e C. Os antioxidantes protegem contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos.

Assim, o suco de beterraba contribui para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, fígado e pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Os antioxidantes também ajudam a prevenir doenças da visão como degeneração macular e catarata.

Fonte de vitaminas e minerais

O suco de beterraba fornece boas doses de vitaminas A, K, C e E, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B9) e minerais como ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre e magnésio.

Alguns desses nutrientes têm uma poderosa ação antioxidante e todos eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo, atuando no sistema imunológico, na reparação dos tecidos, na produção de células, entre outras funções.

Controle da pressão arterial

A beterraba contribui para a produção de óxido nítrico no organismo, uma substância que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo sanguíneo e diminuindo significativamente a pressão arterial.

Melhor desempenho nos exercícios

Conheça 6 benefícios do suco de beterraba para a sua saúde

Os benefícios do suco de beterraba na atividade física também são devidos à ação vasodilatadora do óxido nítrico, produzido pelo organismo a partir do nitrato presente na beterraba.

Essa substância provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o aporte de oxigênio e glicose (açúcar) para os músculos. Com mais nutrientes, os músculos trabalham com mais eficiência, aumentando a energia, a força de contração e a resistência física, além de melhorar a recuperação pós-treino.

Saiba mais em: Suco de beterraba não emagrece mas traz benefícios para o treino

Fortalecimento do sistema imunológico

A combinação de vitaminas e minerais da beterraba contribuem para um funcionamento adequado do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra micro-organismos infecciosos como bactérias, fungos e vírus.

Destaque para a vitamina C, que participa na maturação dos glóbulos brancos, e para a vitamina E, que protege as membranas celulares, sobretudo das células de defesa.

Conheça 6 benefícios do suco de beterraba para a sua saúde

Prevenção e tratamento da anemia

O suco de beterraba combate a anemia porque fornece ferro e vitamina C. O ferro é essencial para produzir hemoglobina, proteína que dá cor ao glóbulo vermelho e tem o papel de transportar o oxigênio para os tecidos do corpo. Já a vitamina C aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

Gostou? Aprenda como fazer suco de beterraba.

O suco de beterraba com cenoura e laranja, além de ser uma boa opção para melhorar o sabor, contém uma dose maior de vitaminas A e C, além de outros nutrientes, proporcionando mais benefícios à saúde.

Também pode lhe interessar: Veja por que a beterraba não engorda e conheça os seus benefícios