Conheça 7 benefícios da melancia e saiba por que ela faz bem à saúde

Os benefícios da melancia são devidos à riqueza das suas propriedades nutricionais. A melancia é rica em vitaminas, água, fibras e antioxidantes, tem propriedades desintoxicantes, ajuda a emagrecer e prevenir doenças, além de beneficiar pele e cabelos. Confira 7 fantásticos benefícios da melancia para a sua saúde:

Conheça 7 benefícios da melancia e saiba por que ela faz bem à saúde

Ajuda a emagrecer

A melancia pode ser incluída nas dietas para emagrecer e até auxiliar o processo de emagrecimento por várias razões. A fruta tem apenas 25 calorias em cada 100 gramas (em média, 33 kcal por fatia) e o seu alto teor de fibras prolonga a sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome.

Outra razão que faz da melancia uma boa aliada das dietas é o fato dela ser um excelente diurético, aliviando o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

O licopeno presente na melancia é um poderoso antioxidante com ação anti-inflamatória, que combate o processo inflamatório das células de gordura, favorecendo assim o emagrecimento e a desintoxicação do organismo.

Além disso, a fruta é doce e ajuda a matar a vontade de comer sobremesas e guloseimas altamente calóricas.

Dica: Coma uma fatia de melancia ou beba um copo de suco de melancia antes das refeições ou no intervalo entre elas. Assim, a sua fome fica mais controlada e você sentirá menos vontade de comer doces.

Melhora o funcionamento do intestino

A melancia é composta por cerca de 95% de água e é muito rica em fibras. Essa combinação é perfeita, pois as fibras combinadas com a água melhoram o trânsito intestinal e limpam o organismo, combatendo a prisão de ventre.

Atua na prevenção do câncer de próstata

A melancia é rica em licopeno, a substância responsável pela cor vermelha da fruta, também presente no tomate. Segundo alguns estudos, o licopeno está associado a um menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Combate o envelhecimento precoce

As vitaminas A e C e o licopeno presentes na melancia têm uma forte propriedade antioxidante, ou seja, inibem a ação dos radicais livres que danificam as células e provocam envelhecimento precoce.

Deixa a pele e os cabelos mais bonitos

A vitamina C atua na produção de colágeno, que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Sua ação antioxidante também protege a pele do envelhecimento precoce.

Já a vitamina A protege a pele e os cabelos do sol, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e aos cabelos. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer

A melancia possui citrulina, uma substância que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, além de ser rica em potássio, que também tem efeitos sobre os vasos. Esse efeito vasodilatador contribui para baixar a pressão arterial.

A ação antioxidante da melancia também ajuda a prevenir infartos e derrames, pois combate processos inflamatórios e degenerativos que estão por trás dessas doenças e de alguns tipos de câncer.

Boa para a saúde dos ossos

A melancia é fonte de cálcio e fósforo, minerais fundamentais para a formação e manutenção dos ossos e dentes. A falta desses minerais deixam o esqueleto mais fraco, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose

Leia também:

Aprenda a fazer suco de melancia para emagrecer

Saiba como emagrecer com a dieta da melancia