Conheça 8 Alimentos Ricos em Antioxidantes

Conheça 8 alimentos ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, inflamações e alguns tipos de câncer:

  1. Tomate: Rico em licopeno, substância com propriedade antioxidante que dá a cor vermelha ao tomate e também à melancia, beterraba, pimentão e goiaba;

    • Dica: prefira o tomate em molhos, pois a concentração de licopeno é maior;
  2. Azeite: Possui compostos antioxidantes como os polifenois, além de gordura monoinsaturada, uma gordura saudável que ajuda a aumentar o bom colesterol e a diminuir o colesterol ruim;
    • Dica: prefira o azeite extravirgem pois é o mais puro e garante assim a presença de todos os nutrientes e antioxidantes;
  3. Vinho tinto: Rico em resveratrol, uma substância com ação antioxidante presente em grande concentração nas uvas escuras;
    • Dica: o resveratrol também está presente no suco de uva, portanto, no que diz respeito à ação antioxidante, tanto faz tomar o vinho tinto ou o suco de uva;
  4. Chocolate amargo: Os chocolates escuros, como os amargos e os de culinária, são ricos em flavonoides e ácido gálico, poderosos antioxidantes.
    • Dicas: o chocolate ao leite e o chocolate branco não possuem a mesma ação antioxidante; o consumo de chocolate amargo deve ser moderado, porque o alimento é também rico em gorduras e bastante calórico;
  5. Morango: Rico em ácido elágico, flavonoides e vitaminas C, A e E, todos eles excelentes antioxidantes.
    • Dica: prefira o consumo de morango orgânico, pois é grande a quantidade de fertilizantes usados na sua produção;
  6. Mirtilo (blueberry): Fruta riquíssima em vitamina C e antioxidantes, ajuda a fortalecer os vasos capilares e baixar o colesterol (veja também: Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde);
  7. Goji Berry: Muito rica em vitamina C, é, dentre as frutas vermelhas, aquela que tem maior ação antioxidante;
  8. Leguminosas: Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico são ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Auxiliam na redução do colesterol e a diminuir a absorção de açúcar.

Os alimentos ricos em antioxidantes são importantes para a saúde porque combatem os radicais livres, que provocam danos nas células saudáveis do corpo.

Essa ação nociva dos radicais livres provoca envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, inflamatórias e degenerativas, além de estar relacionada com alguns tipos de câncer.