Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde

Um dos principais benefícios da atividade física para a saúde é a prevenção de doenças cardiovasculares, já que o exercício físico ajuda a emagrecer, baixar a pressão arterial e controlar outros fatores de risco como colesterol, triglicerídeos e diabetes.

Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde

Porém, a importância da atividade física não fica por aí. Além de reduzir os riscos de derrames e infartos, a prática regular de exercícios físicos combate a depressão, melhora o humor e a qualidade do sono, previne a osteoporose, alivia dores e pode até prevenir alguns tipos de câncer.

Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde do corpo e da mente:

1) Favorece a memória e a aprendizagem

A atividade física estimula a circulação sanguínea, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, o que contribui para melhorar as funções cerebrais de raciocínio, memorização e aprendizagem.

2) Melhora a qualidade do sono

O exercício físico ajuda a regular o sono e faz a pessoa dormir "mais pesado", contribuindo significativamente para melhorar a qualidade do sono. Contudo, é importante que a atividade física seja feita pelo menos 4 horas antes de dormir para que a adrenalina liberada durante o exercício não cause insônia.

3) Previne doenças cardiovasculares

Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde

A atividade física melhora a capacidade circulatória do coração, ou seja, deixa o coração mais forte para bombear o sangue para o resto do corpo. O exercício também relaxa os vasos sanguíneos, ajudando na prevenção e no controle da hipertensão arterial.

Além disso, a atividade física reduz os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos. Em excesso, essas gorduras que circulam pelo corpo podem obstruir os vasos sanguíneos que irrigam o coração e causar infarto (ataque cardíaco).

4) Ajuda a controlar o diabetes

Durante a atividade física os músculos precisam de muita glicose (açúcar) para produzir energia. Por isso o exercício é um excelente aliado para controlar o diabetes, já que favorece a entrada de glicose nos músculo e contribui assim para baixar as taxas de açúcar no sangue.

5) Combate a depressão

Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde

Praticar atividade física regularmente ajuda a combater a depressão e pode até controlar e prevenir novas crises depressivas. Isso porque durante o exercício físico o corpo libera 2 hormônios que produzem efeitos físicos e mentais muito positivos:

  • Endorfina, que está relacionada à sensação de prazer, bem estar e euforia, além de ser um analgésico natural do corpo;
  • Dopamina, que tem ação tranquilizante e analgésica.

As alterações provocadas no organismo por esses hormônios relaxam e podem manter o equilíbrio psicológico a longo prazo, contribuindo assim para o controle e para a prevenção da depressão.

Além disso, a atividade física melhora a autoestima e dá mais disposição para as atividades diárias, o que também é benéfico para pessoas com depressão.

6) Emagrece

Além das calorias que o corpo queima durante o exercício, a prática regular de atividade física tende a acelerar o metabolismo da pessoa, mesmo quando ela está em repouso. Por isso o exercício físico é um excelente aliado no processo de emagrecimento.

É importante lembrar que o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer. Portanto, ao ajudar a emagrecer, a atividade física traz benefícios não só para a silhueta mas também para a saúde em geral.

7) Benefícios para idosos

A atividade física ajuda a prevenir a osteoporose na terceira idade, já que o exercício fortalece os ossos devido ao impacto que ocorre durante a atividade, atuando diretamente na prevenção da perda de massa óssea. Os exercícios mais indicados para isso são aqueles que produzem impacto, como caminhada e musculação.

Além disso, a atividade física melhora o equilíbrio, a memória, o raciocínio e a atenção, estimula a coordenação motora, ajuda a combater a perda de massa muscular e diminui as dores articulares.

8) Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

Conheça 9 benefícios da atividade física para a saúde

A obesidade, principalmente o excesso de gordura abdominal, está associada ao câncer de cólon, mama, endométrio, entre outros. Ao reduzir a obesidade, a atividade física contribui para prevenir esses tipos de câncer.

A atividade física também reduz os níveis de glicose e triglicerídeos e aumenta o bom colesterol (HDL), fatores que também estão relacionados com o risco de desenvolver algumas formas de câncer.

Há evidências de que os exercícios físicos ajudam a prevenir também câncer de próstata, pulmão, estômago, fígado e rim.

9) Melhora a imunidade

A prática regular de atividade física melhora a resposta do sistema imunológico, aumentando a atividade das células de defesa do corpo.

Para que a atividade física traga benefícios, é fundamental que os exercícios sejam praticados regularmente, pelo menos 4 vezes por semana, durante no mínimo 40 minutos por dia. Também é importante procurar orientação de um profissional antes de iniciar a atividade.

Pessoas com mais de 40 anos que vão começar a praticar atividade física devem antes fazer uma avaliação com um médico cardiologista.