Conheça as 6 Melhores Frutas para Diabéticos

As melhores frutas para diabéticos são aquelas que possuem menos quantidade de açúcar e fornecem boas doses de nutrientes e antioxidantes, embora praticamente todas as frutas, desde que consumidas com moderação, possam fazer parte da dieta dos diabéticos. Conheça 6 dessas frutas:

  1. Mirtilo (blueberry): É muito rica em vitamina C e antioxidantes, como a antocianidina, que combatem os radicais livres que são produzidos em maior quantidade pelos diabéticos. Sabe-se que os radicais livres danificam as células do corpo e causam envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer. Contém apenas 60 calorias (kcal) em cada 100 g;
  2. Amora: Melhora a circulação, diminui o risco de doenças cardiovasculares e tem ação anti-inflamatória. É rica em compostos que aceleram a produção e a liberação de insulina. O chá de folhas da amoreira também é usado no tratamento do diabetes. 100 g de amoras vermelhas contêm cerca de 62 calorias (kcal);
  3. Tomate: Excelente fonte de licopeno, um potente antioxidante que previne o câncer de próstata e doenças cardiovasculares, além de diminuir os níveis de colesterol. Fornece vitamina A e vitaminas do complexo B, além de fósforo, cálcio e potássio. Possui apenas 18 calorias em cada 100 g;
  4. Abacate: Tem pouco açúcar e é rico em gorduras saudáveis que prolongam a sensação de saciedade e a digestão dos alimentos, além de aumentar o bom colesterol, sendo especialmente indicada para diabéticos. Excelente fonte de vitamina E, também é rico em vitaminas A, C e B6. Possui glutationa, uma substância antioxidante e desintoxicante. É uma fruta bastante calórica, com 80 calorias em cada colher de sopa de abacate amassado;
  5. Maçã: Contém um tipo de fibra chamada pectina, que ajuda a controlar os níveis de glicemia e colesterol sanguíneos, sendo indicada para quem tem diabetes. É fonte de vitaminas C, E e B, além de ser rica em antioxidantes flavonóides. Possui 52 calorias em 100 g;
  6. Limão: É especialmente benéfico para os diabéticos pois acelera o processo de cicatrização, ajuda a prevenir hemorragias, protege os vasos sanguíneos, desobstrui as artérias, além de diminuir a viscosidade do sangue, reduzindo os riscos de infarto, tromboses e derrames. Tem apenas 29 calorias em cada 100 g.

As frutas devem ser consumidas com casca e bagaço, sempre que possível. Os sucos devem ser evitados pois são absorvidos mais rapidamente e aumentam os níveis de açúcar no sangue. 2 peças ou porções diárias de frutas é a dose recomendada para diabéticos.

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Frutas Proibidas para Diabéticos

Algumas frutas que devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderação por quem tem diabetes:

  • Caqui;
  • Uva;
  • Figo;
  • Manga;
  • Jaca;
  • Banana;
  • Açaí.