Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

Os principais benefícios do Pilates para o corpo estão relacionados com o fortalecimento da musculatura e o aumento da flexibilidade e da resistência física. Através de exercícios e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo para serem executados, o Pilates trabalha todo o corpo, contribuindo para melhorar a postura, aliviar dores na coluna, melhorar a coordenação motora, tonificar os músculos e até ajudar a emagrecer.

Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

Flexibilidade e tonificação da musculatura

O método Pilates utiliza movimentos suaves e contínuos que requisitam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Os exercícios misturam força e flexibilidade, tendo como objetivo estimular a concentração, fortalecer e estabilizar os músculos do abdômen, coluna e pelve.

Alinhamento da coluna

Ao tonificar os músculos posturais das costas, o Pilates melhora o alinhamento da coluna vertebral e, consequentemente, a postura.

Melhora do desempenho

O treino de Pilates não sobrecarrega um grupo muscular específico, priorizando o equilíbrio do corpo, a respiração, a precisão, a fluidez, a qualidade e o controle dos movimentos. O corpo de um praticante de Pilates executa qualquer tarefa de forma mais eficiente, seja nas atividades cotidianas ou nos esportes.

Por isso o Pilates é um bom complemento para outras atividades físicas, pois aumenta a resistência e melhora o desempenho nos exercícios.

Menos riscos de lesões e alívio da dor

Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

Ao melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações, o Pilates também reduz o risco de lesões e alivia as dores causadas pela tensão muscular.

Prevenção da osteoporose

Outro benefício do Pilates é o aumento da densidade óssea, contribuindo assim para a prevenção da osteoporose.

A prática de Pilates também melhora a circulação sanguínea, ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia e favorece a recuperação dos movimentos e da flexibilidade das áreas do corpo afetadas pelo câncer.

Benefícios do Pilates na gravidez

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Além de ser uma forma segura de exercícios para a gestante, o Pilates fortalece os músculos do assoalho pélvico, beneficiando a mulher em caso de parto normal.

O método também serve para diminuir o inchaço, principalmente em pernas e braços, aliviar as dores lombares comuns durante a gestação e melhorar o equilíbrio.

Benefícios do Pilates para emagrecer

Conheça os benefícios do Pilates para o seu corpo

O Pilates não é propriamente um tipo de exercício indicado para emagrecer, uma vez que o seu principal objetivo é aumentar a força e a resistência muscular. Exercícios aeróbicos como correr, caminhar, nadar ou andar de bicicleta são mais específicos para queimar gordura e perder peso.

Todavia, o Pilates pode ajudar a emagrecer pois aumenta a massa muscular, o que potencializa o gasto calórico do corpo, ou seja, quanto mais músculos a pessoa tiver, mais calorias irá queimar. Por isso, o Pilates pode contribuir com a perda de peso, especialmente se for associado a outros tipos de exercícios e a uma dieta equilibrada.

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