Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde

Os benefícios do vinagre de maçã para a saúde são devidos à sua acidez e às suas propriedades nutricionais, termogênicas e anti-inflamatórias. O vinagre serve para auxiliar o controle do diabetes, baixar o colesterol, melhorar a digestão e desintoxicar o organismo. Quando aplicado diretamente na pele e no cabelo, o vinagre de maçã previne o envelhecimento precoce e dá mais brilho aos fios. Além disso, o alimento ajuda a emagrecer e pode ser um ótimo auxiliar das dietas de perda de peso.

Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde

Auxilia o emagrecimento

O vinagre de maçã participa no processo de emagrecimento de diferentes formas. Sua ação termogênica aumenta o metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias durante a sua digestão. As quercetinas, substâncias que atuam de maneira semelhante às fibras, retardam o esvaziamento do estômago e prolongam a sensação de saciedade.

Ao tornar mais lenta a absorção dos carboidratos, o vinagre de maçã também contribui para evitar picos de açúcar no sangue que estimulam o corpo a armazenar gordura. Outro benefício para emagrecer é devido à pectina, uma fibra solúvel que diminui a absorção da gordura dos alimentos.

Diminui os níveis de colesterol

O consumo diário de vinagre de maçã reduz o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, contribuindo assim para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Essa ação no controle do colesterol também é devida à pectina, que reduz a absorção de gorduras pelo intestino.

Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde

Ajuda a controlar o diabetes

Quando tomado antes das refeições, o vinagre de maçã reduz os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Esse efeito hipoglicemiante é atribuído ao ácido acético, que bloqueia algumas enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, inibindo parcialmente a absorção de açúcar.

Diminui a rigidez articular

O ácido acético do vinagre de maçã ajuda a eliminar os cristais de minerais que se depositam nas articulações e causam rigidez.

Melhora a digestão

O vinagre de maçã possui substâncias semelhantes àquelas liberadas pelo estômago durante a digestão, por isso auxilia o processo natural do metabolismo dos alimentos, favorecendo a digestão e a absorção dos nutrientes.

Tem propriedades desintoxicantes

Por ser ácido, o vinagre de maçã auxilia o equilíbrio ácido-básico do organismo, ou seja, ajuda a equilibrar o pH (acidez) do sangue, favorecendo a eliminação de toxinas.

Dá mais brilho aos cabelos

O vinagre de maçã atua sobre os cabelos ajudando a equilibrar o pH dos fios, aumentando o seu brilho.

Como usar: Diluir 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã em 1 litro de água e aplicar no cabelo após o condicionador. Não é preciso enxaguar. Basta retirar o excesso de água e deixar o cabelo secar naturalmente. Fazer isso 3 vezes por semana.

Saiba mais em: Como usar vinagre de maçã para ter cabelo e pele bonitos e saudáveis

Renova a pele

Devido às suas propriedades antioxidantes, o vinagre de maçã combate os radicais livres que danificam as células e causam envelhecimento precoce. Possui também ação antisséptica e antifúngica, que restauram a acidez natural da pele.

Como usar: Lave primeiro o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Depois, mergulhe um pedaço de algodão no vinagre de maçã e aplique no rosto, de manhã e à noite.

Como tomar vinagre de maçã

Conheça os fantásticos benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde

Diluir 1 colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e tomar antes do café da manhã, almoço e jantar. Para usufruir dos benefícios do vinagre de maçã sem prejudicar a saúde, é importante não ultrapassar a dose máxima de 3 colheres de sopa por dia.

Leia também: Veja como fazer a dieta do vinagre de maçã para emagrecer

Devido à sua acidez, o vinagre de maçã em excesso pode causar irritação do estômago, queimação ou problemas gástricos, sendo por isso contraindicado para quem tem gastrite, úlcera, aftas e problemas gastrointestinais.