Conheça os Principais Sintomas de Bursite

Os principais sintomas de bursite no ombro, quadril ou joelho são:

  • Dor ao realizar movimentos com a articulação afetada pela inflamação;
  • Restrição ou limitação do movimento na área envolvida;
  • Diminuição da força muscular no membro afetado.

O primeiro sintoma da bursite é uma dor de intensidade variável que ocorre quando a pessoa movimenta a articulação afetada. As grandes articulações como ombro, joelho, cotovelo e quadril são as mais afetadas pela bursite.

Pode haver ainda aumento de volume (inchaço) e da temperatura local, além de vermelhidão. Tais sintomas são os sinais clássicos de uma inflamação: dor, calor, inchaço e vermelhidão.

Nos casos em que já ocorreu um aumento significativo do líquido presente no interior da articulação, a dor acontece mesmo em repouso, levando à limitação dos movimentos articulares.

Quando o atrito entre ossos e tendões persiste durante anos, pode haver rompimento dos tendões, levando à perda de força e incapacidade de movimentar o membro afetado.

A bursite é uma inflamação da bursa (espécie de bolsa cheia de líquido), cuja função é proteger o tendão, evitando o atrito com os ossos e o consequente desgaste do mesmo.

Além disso, a bursa auxilia no deslizamento conjunto de ossos, ligamentos e tendões, protegendo também as pontas dos ossos das articulações.

Porém, quando os ossos atingem, lesionam ou desgastam os tendões, surge a inflamação, que primeiro atinge o tendão (tendinite), podendo depois chegar à bursa (bursite).