Cuidados necessários para dar banho no bebê

O recém-nascido só deve tomar banho de imersão depois de cicatrizada a ferida umbilical. O momento ideal para dar banho ao bebê pode variar, mas é geralmente ao fim da tarde de preferência antes de uma mamada num quarto aquecido e sem correntes de ar. Antes de começar a dar-lhe banho, tenha à mão tudo aquilo de que precisa: uma banheira de bebê; algodão ou uma esponja; sabonete para bebê, uma toalha grande para colocar no colo e outra para embrulhar o bebê; uma fralda e alfinetes de fralda.

Encha a banheira com água a cerca de 35°C até uma altura de aproximadamente 10 cm. Verifique a temperatura da água com um termômetro ou mergulhando nela um cotovelo ou a face interna do pulso.

O banho propriamente dito. Antes de colocar o bebê na banheira, segure-o com o braço esquerdo e lave-lhe o rosto com algodão umedecido ou utilizando a água da banheira e seque-o com a toalha.

Ensaboe cuidadosamente a cabeça do bebê e em seguida tire o sabão.

Coloque então o bebê dentro da banheira, segurando-lhe um braço com uma das mãos, de modo a sustentar-lhe a cabeça com o antebraço. Com a outra mão em concha, jogue água no peito do bebê, lave-o e em seguida mude-o para o outro braço para que fique apoiado no seu pulso enquanto você lava as suas costas. Tire-o da banheira logo que esteja lavado, segurando-o do modo como começou a dar use banho. Envolva-o na toalha e enxugue-o cuidadosamente.

Dicas para o banho do bebê

Segure bem o bebê enquanto o lava. Un recém-nascido pode, a princípio, ter medo da água.

bebe1Lave o rosto do bebê com agua morna. Use um pedaço de algodão limpo para cada OlhO para que uma eventual infecção num dos olhos não se transmita ao outro.

bebe2Depois de ensaboar o bebê, ponha-o na agua lentamente, colocando um dedo entre os tornozelos para que não rocem um no outro, e fale com ele de forma a transmitir-lhe uma se de sequranca.

bebe3

Segure bem o bebê, pois a pele depois de ensaboada fira escorregadia. Mantenha-lhe a cabeça fora da água enquanto você retira o sabonete por completo, deizaodo cair aqua com a mão em concha.

bebe4Assim que coce tirar o bebê da água, envolva-o muito be numa toalha seca para que não peque friagem. Enxugue-o com cuidado, principalmente “dobrinhas”.

bebe5