Um dente inflamado é o resultado de uma cárie que não foi tratada e vai ficando mais profunda até atingir a polpa do dente, popularmente chamada de nervo, causando dor intensa e permanente, inchaço, inflamação na gengiva, sensibilidade ao toque e até febre.
O que Fazer para Tratar um Dente Inflamado
Procurar um dentista para que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível, de maneira que a infecção não se alastre para outras partes do corpo, o que pode trazer graves consequências.
Inchaço abaixo do olho, dificuldade para engolir ou respirar são sinais de alastramento da infecção. Muitas vezes é necessário extrair o dente inflamado ou fazer um canal.
Veja aqui como fazer um remédio caseiro para dente inflamado.
Como Aliviar a Dor de um Dente Inflamado
- Fazer bochechos com água morna e sal, com cuidado, na região do dente inflamado, para retirar restos de alimentos e acalmar a inflamação;
- Tomar um analgésico (paracetamol);
- Aplicar gelo na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos, a cada 3 horas, utilizando um pano húmido entre a pele e o gelo;
- Consultar um dentista para que seja feito um tratamento adequado.
A dor provocada pela inflamação do dente é constante e severa. Entretanto, outros tipos de dor de dente podem ser indicadores de uma cárie ou lesão da polpa (nervo):
- Dor aguda ao morder: Pode ser causada por uma cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente, podendo existir dano à polpa. Deve-se procurar um dentista para avaliação. No caso da polpa estar danificada pode ser necessário a realização de um canal;
- Dor contínua após ingestão de alimentos quentes ou frios: Pode ser sinal de lesão no "nervo" (polpa) e neste caso um tratamento de canal é necessário;
- Dor constante na cabeça, pescoço ou ouvido: Um dente com envolvimento endodôntico pode causar dores na cabeça e pescoço. Deve-se procurar um endodontista para avaliar o problema. Se não for o dente, a dor pode ter outras causas.
Tratamento de Canal do Dente Inflamado
O tratamento de canal de um dente inflamado é feito quando a cárie atinge a polpa do dente, causando a morte dessa parte do dente.
No tratamento do canal, o endodontista (dentista especialista em canal) irá abrir o dente inflamado, retirar a polpa (nervo) do dente que está morta ou praticamente morta, limpar o interior do dente e preencher o espaço vazio com um material específico para que não haja entrada e proliferação de bactérias.
Antes de tratar o dente é preciso primeiro controlar a infecção para diminuir os riscos do tratamento e também porque é mais difícil a anestesia fazer efeito se o dente estiver inflamado. O remédio geralmente utilizado para combater a infecção é o antibiótico amoxicilina.
Cuidados após a extração do dente inflamado
- Manter a área limpa para prevenir novas infecções;
- Não fumar, enxaguar a boca vigorosamente ou limpar os dentes próximos da região onde foi feita a extração nas 24 hs seguintes à cirurgia;
- Aplicar gelo sobre a bochecha durante 20 minutos para diminuir o inchaço;
- Beber água com um canudo;
- Ficar em repouso e evitar bebidas quentes;
- No dia seguinte o dentista pode pedir para lavar a boca suavemente com água morna e sal.