Descubra 8 benefícios da Sauna

Os benefícios da sauna seca e a vapor (úmida) vão desde a umidificação das vias aéreas ao relaxamento muscular, passando pelo alívio das dores e limpeza da pele. Conheça 8 desses benefícios:

Sauna a vapor (úmida):

  1. Umedece a mucosa nasal e toda a via aérea, incluindo traqueia, brônquios e alvéolos. O resultado é a fluidificação das secreções em casos de sinusite, bronquite e gripe, facilitando assim a drenagem e a eliminação das mesmas;
  2. Abre os poros, promovendo uma limpeza profunda na camada mais superficial da pele;
  3. Facilita a absorção e potencializa o efeito de cremes hidratantes e máscaras para os cabelos;

Sauna seca:

  1. O calor relaxa os músculos e estimula a circulação sanguínea, ajudando a aliviar contraturas, tensões e dores musculares;
  2. Auxilia o alívio da dor na artrose;
  3. Melhora o cansaço;
  4. É relaxante, favorecendo o sono;
  5. O calor provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

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Cuidados e recomendações ao fazer Sauna

  • A melhor posição é deitada, pois quando a pessoa está sentada a cabeça recebe mais calor que o corpo;
  • Entre na sauna com os cabelos secos se não quiser aquecer tanto a cabeça;
  • A transpiração intensa pode provocar náuseas devido à perda de sais minerais. Se isso acontecer, tome uma bebida isotônica;
  • Não faça sauna se estiver há mais de 3 horas sem comer para evitar uma queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). O ideal é fazer uma refeição leve, cerca de duas horas antes da sauna;
  • Alterne a sauna com banhos frios;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas antes, durante e depois de fazer sauna para evitar a desidratação;
  • Depois da sauna, procure permanecer em ambientes calmos para não "quebrar" o relaxamento.

Contraindicações da Sauna

  • Hipertensão arterial ou pressão baixa;
  • Doenças infecciosas;
  • Micoses;
  • Período menstrual e gravidez;
  • Cálculos renais;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Idade acima de 60 anos;
  • Varizes;
  • Câncer;
  • Enfisema pulmonar.

Para usufruir de todos os benefícios da sauna sem colocar em risco a saúde, o tempo de permanência não deve ultrapassar os 20 minutos seguidos.