Descubra 9 benefícios do quiabo que você talvez não conhecia

Os benefícios do quiabo para a saúde são devidos não só aos seus nutrientes, mas também às suas propriedades antioxidante, antidiabética, vermífuga e protetora do trato digestivo. Além disso, com poucas calorias e boas quantidades de fibras, o quiabo não engorda e pode ser facilmente incluído nas dietas para emagrecer.

Descubra 9 benefícios do quiabo que você talvez não conhecia

O quiabo brasileiro pode ter um formato cilíndrico ou quinado e ser verde ou roxo. Pode ser consumido cru, refogado, cozido, frito ou assado. É importante consumi-lo ainda verde, pois com o desenvolvimento e crescimento, a quantidade de fibras aumenta e o seu consumo "in natura" torna-se inadequado. O quiabo também fica mais calórico à medida que amadurece e já deixa de ser um aliado do emagrecimento.

Rico em nutrientes essenciais

O quiabo é uma hortaliça de alto valor nutricional, fonte de vitaminas A, C e B, ferro, cálcio, magnésio, potássio, proteínas, carboidratos e fibras. Suas sementes também são muito nutritivas, com cerca de 30% de fibras, 22% de proteínas e 14% de gorduras em sua composição.

Tem ação antioxidante

As vitaminas A e C são poderosos antioxidantes, ou seja, neutralizam os radicais livres que circulam pelo corpo e danificam as células. A ação nociva dos radicais livres está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos.

Assim, o quiabo ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, fígado e pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Os antioxidantes também ajudam a prevenir doenças da visão como degeneração macular e catarata.

Ajuda no controle do diabetes

O quiabo tem ação antidiabética. O uso de extratos preparados com a casca e o pó das sementes do quiabo podem baixar os níveis de glicose (açúcar) no sangue e auxiliar no controle do diabetes.

Contribui para baixar o colesterol

A casca e as sementes do quiabo também podem baixar os níveis de gorduras no sangue, o que faz do quiabo um bom alimento para ajudar no controle do colesterol. Lembrando que os altos níveis de colesterol estão entre as principais causas de infarto e derrame. Portanto, ao baixar o colesterol, o quiabo contribui para diminuir o risco dessas doenças.

Favorece o emagrecimento

Com apenas 30 calorias em cada 100 gramas, o quiabo verde pode ser incluído nas dietas para emagrecer. Além de ser pouco calórico, o quiabo possui proteínas e também é rico em fibras. As proteínas contribuem para a manutenção da massa muscular e promovem saciedade, enquanto que as fibras favorecem o funcionamento do intestino e também saciam o apetite.

Outro benefício do quiabo para ajudar a emagrecer é o fato de ter carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, liberam o açúcar lentamente na corrente sanguínea. Isso evita picos de insulina que favorecem a transformação do açúcar em gordura corporal e ainda fazem a pessoa sentir fome em pouco tempo.

Combate verminoses e problemas digestivos

Uma das propriedades medicinais do quiabo é a sua ação vermífuga e antiparasitária. O quiabo também protege as mucosas e alivia irritações no estômago e no intestino, sendo indicado para auxiliar o tratamento de diarreias, verminoses e disenteria.

Ajuda a prevenir osteoporose

O quiabo é fonte de cálcio, mineral essencial na formação e manutenção dos ossos e dentes, e fundamental para prevenir e tratar a osteoporose. Também possui magnésio, outro mineral presente no esqueleto e que é importante para a saúde dos ossos, atuando juntamente com o cálcio.

Bom para os olhos

A vitamina A mantém o bom funcionamento da visão, protege a saúde dos olhos e também auxilia o sistema imunológico na prevenção de infecções.

Fortalece as defesas do organismo

A vitamina C participa na maturação dos glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo, enquanto que a vitamina A auxilia o sistema imunológico na prevenção de infecções.