Descubra 9 Fantásticos Benefícios da Goiaba

Os benefícios da goiaba para a saúde são devidos principalmente à vitamina C e ao licopeno, ambos com propriedades antioxidantes e presentes em grandes quantidades na fruta. Graças a eles, a goiaba ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Descubra 9 Fantásticos Benefícios da Goiaba

A goiaba também é fonte de vitamina A, boa para a pele e para os olhos, além de minerais como cálcio e fósforo, importantes para a saúde dos ossos, e potássio, essencial para o bom funcionamento muscular. Além disso, a goiaba tem poucas calorias (cerca de 70 kcal), muitas fibras e quase nenhuma gordura, por isso pode ser usada em dietas para emagrecer.

Confira 9 benefícios da goiaba que você talvez não conhecia:

1) Combate o envelhecimento precoce

Uma goiaba tem 3 vezes mais vitamina C do que o corpo precisa por dia e 4 vezes mais vitamina C do que a laranja. A vitamina C tem ação antioxidante e por isso combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e causam envelhecimento precoce, entre outros prejuízos à saúde, como processos inflamatórios e até câncer.

Basta meia goiaba por dia para satisfazer as necessidades diárias do organismo

2) Ajuda a prevenir câncer de próstata

A goiaba vermelha é rica em licopeno, a substância que dá a cor vermelha à sua polpa e que também é encontrada no tomate. Segundo alguns estudos, o licopeno, que também tem ação antioxidante, ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Uma goiaba tem duas vezes mais licopeno do que aquele que o corpo precisa, podendo assim ser usada como alternativa ao tomate para obter o nutriente.

3) Deixa a pele mais bonita

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.

Já a vitamina A protege a pele dos raios UV do sol e reforça o efeito do bronzeado, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

4) Reforça as defesas do organismo

Mais um benefício da goiaba devido às vitaminas A e C. A primeira desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo. A segunda atua na maturação dos linfócitos (glóbulos brancos), células de defesa do organismo contra micro-organismos invasores, corpos estranhos e células cancerígenas.

5) Combate a anemia

A vitamina C aumenta a absorção de ferro pelo organismo, enquanto que a vitamina A inibe a produção de um hormônio que favorece o armazenamento de ferro nos tecidos do corpo, impedindo o seu aproveitamento na corrente sanguínea.

6) Previne doenças da visão

A vitamina A protege a córnea, a parte transparente dos olhos, sendo fundamental para o bom funcionamento da visão e para a prevenção de problemas oculares, degeneração macular e cegueira noturna

7) Boa para a saúde dos ossos

A goiaba é fonte de cálcio e fósforo, fundamentais para a formação e manutenção dos ossos e dentes. A falta desses minerais deixam o esqueleto mais fraco, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.

8) Ajuda a controlar o diabetes

A goiaba é riquíssima em fibras solúveis, presentes principalmente na casca da fruta. Entre essas fibras está a pectina, que diminui a absorção de açúcar pelo intestino e ajuda assim a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma boa aliada na prevenção e controle do diabetes.

9) Combate a diarreia

As fibras da goiaba prendem o intestino, por isso são boas para tratar diarreias. Por essa razão, a fruta não é indicada para quem tem intestino preso ou diverticulite, uma inflamação no intestino.

Leia também: Descubra os Incríveis Benefícios do Chá de Folha de Goiabeira