Deslocamento de Disco - Sintomas e Tratamento

O disco é uma camada existente entre as vértebras da espinha para a absorção de choques. O deslocamento de disco é provocado por degeneração e amolecimento dessa camada, o que acontece depois dos 25 anos.

Quando o disco é deslocado, seu núcleo mole e flexível sai de sua capa fibrosa e pressiona um dos nervos que saem da medula espinhal, provocando dor, algumas vezes bastante intensa.

Sintomas

A maioria dos deslocamentos de disco ocorre na parte interior das costas, e é lá que a dor começa a ser sentida.

A dor também pode se espalhar pelas nádegas, pelos quadris e descer por uma ou ambas as pernas.

Muitas vezes a dor surge repentinamente, depois de a pessoa ter levantado muito peso ou endireitado as costas após curvar-se. As vezes, ela aparece aos poucos, ou só se torna aguda após uma série de crises brandas.

A dor pode piorar quando a pessoa se curva, tosse, se levanta ou faz torça e ela melhora quando está de pé, deitada de barriga para cima ou caminhando.

A parte interior da perna e o lado de tora do pé ficam entorpecidos.

O que fazer

  • Tome analgésicos, como aspirina ou paracetamol, seguindo a dosagem recomendada pela bula.
  • Massagem, sacos de água quente ou lâmpadas de calor podem aliviar a dor.
  • Evite atividades dolorosas, como o levantamento de coisas pesadas, inclinar o corpo para a frente ou para trás e sentar.
  • Imobilize a coluna assim que a dor permitir.
  • Ande e nade.
  • Consulte seu médico sobre a necessidade de procurar um fisioterapeuta, um osteopata ou um quiroprático para fazer um tratamento.
  • Se, apesar do tratamento, a dor não diminuir ou se piorar, fale com o seu médico a respeito de outros exames como raios X ou ressonância magnética.
  • Em geral, evite ficar muito tempo deitado.

Como evitar o deslocamento de disco

A possibilidade de deslocamento de disco pode ser reduzida mantendo-se as costas retas, curvando os joelhos na hora de erguer um objeto pesado e segurando o peso bem junto do corpo. Evite virar-se enquanto estiver levantando um peso. Estas precauções são especialmente importantes para aqueles que já tiveram deslocamento de disco.