Dicas para Aumentar o Colesterol Bom Naturalmente

Uma boa dica para aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL) é incluir alguns alimentos específicos na alimentação, além de praticar atividades físicas.

O HDL colesterol remove o excesso de mau colesterol (LDL) do sangue, protegendo a parede dos vasos sanguíneos e diminuindo os riscos de infarto, daí ser considerado o colesterol "bom".

Dicas de Alimentos que Aumentam o HDL

  • Salmão, arenque, atum, sardinhas: São ricos em ácidos graxos ômega 3 que aumentam o HDL;
  • Semente de Linhaça: É fonte de ômega 3 e 6, gorduras "boas" que aumentam os níveis do colesterol bom. As sementes deves ser consumidas trituradas no liquidificador;
  • Azeite de oliva e óleo de canola: São ricos em gorduras monoinsaturadas que elevam o HDL colesterol. O azeite pode ser usado para temperar saladas e o óleo de canola pode substituir o óleo de soja;
  • Frutas oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, pistache, são fontes de gorduras monoinsaturadas, ou seja, gorduras boas que aumentam o HDL colesterol. Apesar disso, não deixam de ser calóricos e devem ser consumidos com moderação;
  • Abacate: Também é rico em gorduras monoinsaturadas e por isso indicado para aumentar o colesterol bom.

Dicas de Exercícios para Aumentar o HDL

  • Fazer exercícios aeróbicos (correr, caminhar, nadar, pedalar) pelo menos 3 vezes por semana, durante no mínimo 40 minutos, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL);
  • A duração do exercício é mais importante do que a intensidade;
  • Se possível, praticar atividade física diariamente, nem que seja uma caminhada.