Dieta Detox

A dieta detox é uma dieta desintoxicante que tem como objetivo a perda de peso e a eliminação de toxinas acumuladas no organismo, tornando-as solúveis em água para que possam ser eliminadas através da urina, bile e suor. Essas toxinas vão se acumulando no corpo com a falta de exercícios físicos, uso de medicamentos e consumo de alimentos industrializados, impedindo o seu pleno funcionamento.

Receitas de Dieta Detox

Suco detox: O suco verde desintoxica o organismo, melhora a digestão e deixa a pela mais bonita.

  • Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 folha de couve, 1 maçã com casca e sem semente cortada em pedaços, 1 cenoura com casca cortada em rodelas, 1 punhado de salsinha, 1 colher de sopa de linhaça, suco de meio limão e meio copo de água. Beber o suco detox sem coar.

Sopa detox: As verduras e legumes usados na sopa detox têm ação anti-inflamatória e possui antioxidantes que ajudam a combater a celulite.

  • Ingredientes: 1 brócolis pequeno, 2 abobrinhas pequenas, 1 xícara de chá de couve manteiga, 1 xícara de café de manjericão, 1 dente e meio de alho, Meia cebola ralada, água fervente para ferver o brocólis e a abobrinha (apenas para cobrir um pouco mais da metade das hortaliças), 1 colher de sopa de azeite, pimenta rosa ou branca e sal a gosto.
  • Modo de preparo: Refogar em um fio de azeite o brócolis e a abobrinha na cebola, no alho e no manjericão. Adicionar em água fervente uma quantidade suficiente para preencher a altura dos legumes ou no vapor. Assim que estiver al dente, cerca de 5 minutos, levar ao liquidificador com água suficiente para se tornar uma sopa. Cortar a couve em lâminas bem finas e acrescentar a sopa já batida. Ajustar o sal. Salpicar pimenta rosa e gergelim e servir.

Cardápio de Dieta Detox do Limão

O objetivo deste cardápio de dieta detox, onde o limão está quase sempre presente, é ajudar na digestão, eliminação de toxinas e emagrecimento, podendo perder até 3 quilos em 15 dias ou até 5 quilos em 30 dias.

Jejum 

Beber 1 copo de água à temperatura ambiente com suco de meio limão.

Café da manhã 

1ª Opção: Beber 1 copo de leite de soja batido com 1 maçã.

2ª Opção: Comer uma banana pequena / uma colher de sopa de cereal integral sem açúcar / 1 colher de sobremesa de uva-passa / 1 xícara de chá chá verde.

3ª Opção: Comer 2 fatias de manga em cubos / 1 colher de sopa de linhaça triturada / 1 xícara de chá verde com gotas de limão.

Lanche do meio da manhã

1ª Opção: Comer 2 damascos secos com 2 castanhas-do-pará ou 1 punhado pequeno de uva-passa com 4 amêndoas sem sal.

2ª Opção: Beber 1 copo de suco de melancia batido com 1 colher de sopa de linhaça e suco de meio limão ou 1 pedaço pequeno de gengibre.

3ª Opção: Comer 8 uvas frescas com 4 castanhas de caju sem sal ou 2 ameixas secas com 4 amêndoas sem sal.

Almoço 

1ª Opção: 1 prato de sobremesa de salada de alface, rúcula e carambola / 2 colheres de sopa de arroz integral / 1 concha de lentilha / 3 colheres de sopa de couve refogada.

2ª Opção: 1 prato de sobremesa de salada de alface, chicória e cebolinha picada / 2 colheres de sopa de arroz 7 cereais / 3 colheres de sopa de couve-flor cozida no vapor / 1 filé de peixe (100 g) grelhado com suco de limão.

3ª Opção: 1 prato sobremesa de salada de rúcula, cebola roxa e cenoura ralada / 3 batatas pequenas cozidas com casca e temperadas com 1 fio de azeite e salsinha picada / 1 filé (100 g) de frango grelhado com suco de laranja, sal e pimenta moída.

Lanche da tarde

1ª Opção: Comer 1 taça pequena de salada de frutas com 1 colher de sopa detox.

2ª Opção: Tomar meia xícara de chá de abacate em cubos com gotas de limão e 1 colher de sobremesa de mel.

3ª Opção: Comer 1 banana amassada e polvilhada com 1 colher de sopa de gérmen de trigo.

Jantar

1ª Opção: 4 colheres de sopa de salada de soja em grão cozida com tomate, cebola, cebolinha e pimentão picados e molho cítrico / 3 colheres de sopa de abobrinha refogada com tomate.

2ª Opção: 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate e abacate com suco de limão e 1 colher de sopa de azeite de oliva / 2 colheres de sopa de arroz integral ou parboilizado com brócolis / 1 filé de peixe (100 g) e dois tomates cozidos no vapor.

3ª Opção: 1 prato de sobremesa de salada de brócolis e cenoura ralada com sal e limão / 1 filé de salmão (100 g) com gengibre / 2 colheres de sopa de arroz 7 cereais cozido com milho.

Ceia 

1ª Opção: 1 xícara de chá de pêssego e maçã.

2ª Opção: 1 xícara de chá de melão e melancia.

3ª Opção: 1 banana assada com canela em pó.