Dieta para Ganhar Peso

Uma dieta para ganhar peso rápido e com saúde deve incluir todos os tipos de alimentos, de preferência os que são ricos em proteínas que ajudam a ganhar massa muscular, mas sem exagerar nas gorduras para não aumentar os níveis de colesterol, triglicerídeos e riscos de doenças cardiovasculares.

Dicas para ganhar peso rápido de forma saudável

  • Comer com frequência: Para engordar é preciso comer a cada 3 horas para repor as calorias gastas pelo organismo, mesmo que não tenha feito esforços. Ficar em jejum por muito tempo pode fazer o corpo queimar massa muscular para produzir energia;
  • Não exagerar nos doces e alimentos gordurosos: Podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentam o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial, doenças renais ou hepáticas;
  • Fazer lanches frequentes: Comer lanchinhos de abacate, queijo e nozes ao longo do dia, no intervalo entre as refeições pode ser muito útil para quem quer engordar;
  • Incluir bebidas na dieta: As calorias necessárias para ganhar peso podem vir também de bebidas como o Smoothie - mistura de suco de fruta, verdura, iogurte, sorvete e vários outros ingredientes;
  • Fazer Musculação: É possível ganhar cerca de 250 g de músculos por semana, mas para isso é preciso ingerir 500 calorias a mais por dia e aumentar o consumo de proteínas.

Cardápio para ganhar peso rápido

  • Café da Manhã: 1 copo de leite com chocolate em pó, 2 broinhas de milho com 2 fatias de queijo de minas e geleia de frutas, 1 manga batida com 1 copo de chá-mate;
  • Lanche da Manhã: 1 tigela de açaí com granola;
  • Almoço: 1 prato pequeno de salada de folhas verdes com tomate, 2 conchas de espaguete com molho de tomate, 4 colheres de sopa de carne moída, 1 colher de sopa de queijo parmesão para polvilhar, 1 pedaço de goiabada com queijo;
  • Lanche da tarde: 1 minipizza ou 1 pão de queijo recheado, 1 copo de suco de uva;
  • Jantar: 1 coxa e 1 sobrecoxa de frango cozido ou assado, 3 colheres de sopa de arroz, 3 colheres de sopa de creme de milho, 1 colher de sopa de cenoura ralada, 1 fatia de pudim de leite;
  • Ceia: 1 fruta (manga, banana, mamão, caqui, uvas).