Dor de Ouvido

A dor de ouvido geralmente é causada por infecções no ouvido (otite média ou externa) que podem surgir após uma gripe, dor de garganta, uma doença respiratória ou ainda devido ao acúmulo de água no ouvido. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos e analgésicos, prescritos pelo médico de acordo com as causas.

Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de ouvido, mas não substituem os remédios que tratam a infecção que, se não for bem tratada, pode causar surdez.

Tratamento Caseiro para Dor de Ouvido

  • Aplicar calor local usando um pano aquecido com o ferro de passar roupa pode aliviar rapidamente a dor de ouvido;
  • Pingar uma única gota de vinagre com álcool no ouvido dolorido.

Se ainda não houver infecção, tirar a água do ouvido pode ser outra forma de curar a dor.

Como Tirar Água do Ouvido

  • Deitar-se de lado, sobre o lado onde ocorre a dor, para tentar expulsar a água;
  • Dar uns tapinhas no lado oposto da cabeça.

Se após essas medidas a dor persistir, é aconselhável procurar um médico.

Dor de Ouvido em Bebês

O tratamento da dor de ouvido em bebês é feito com antibióticos, gotas tópicas de antibióticos e anti-inflamatórios, curativos e limpeza da secreção, dependo do tipo de infecção e da prescrição do pediatra.

O tratamento com antibióticos deve ser mantido por até 14 dias, pois embora a dor e febre desapareçam dentro de pouco tempo, a infecção ainda estará presente.

Um analgésico que pode ser usado para aliviar a dor de ouvido é o Paracetamol, além das gotas com anestésicos associados com anti-inflamatórios e antibióticos.

Durante o tratamento, é recomendado evitar o contato da orelha com a água na hora do banho.

A aplicação de calor local com um pano quente, aquecido com o ferro ou com o secador de cabelos, é uma boa maneira de aliviar rapidamente a dor de ouvido em bebês.